Aplicação dos elementos de planejamento estratégico para estruturação de uma Divisão de Farmácia Hospitalar

Ana Paula Callejo de Souza, Vanessa D’amaro Juodinis, Altamir Benedito de Sousa

Resumo


A assistência farmacêutica vivencia um panorama de busca por maior eficiência e segurança no processo de utilização do medicamento o qual se inicia com o conhecimento dos elementos que compõem o planejamento estratégico organizado nas seguintes etapas: determinação de quem somos, ou seja, nossa missão, após o estabelecimento de como estamos, por meio da análise ambiental, em seguida do que queremos, ou seja, nossos objetivos. A análise ambiental trata da realização do diagnóstico onde são analisados os ambientes externo e interno do serviço por meio de um estudo onde são coletadas informações referentes às ameaças e as oportunidades existentes no ambiente em que a organização está inserida com a finalidade de evitar situações desvantajosas e aproveitar os aspectos favoráveis. Depois de determinadas as oportunidades e as ameaças é possível confrontar essas informações com as forças e as fraquezas da organização por meio da matriz Swot. A aplicação desta ferramenta ocorre por meio da análise destes pontos em quatro dimensões: alavancas, defesas, limitações e problemas. Desta forma, a aplicação desta ferramenta permite o desenvolvimento de um planejamento das atividades de um setor ou serviço de maneira mais ágil, assertiva, objetiva e integrada ao potencial da instituição, dos colaboradores e do ambiente. O objetivo deste estudo foi de estabelecer como estamos para contribuir com o aprimoramento do planejamento estratégico dentro da Divisão de Farmácia do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo com a finalidade de promover melhorias futuras no setor baseadas na missão do serviço. Trata-se de um estudo de natureza exploratória, descritiva e qualitativa, que utilizou as ideias apresentadas, ou brainstorming, pelos colaboradores para realizar o diagnóstico dos ambientes interno e externo. Ao final pode-se observar que o objetivo pretendido foi alcançado, uma vez que a aplicação da ferramenta permitiu o levantamento de informações que contribuíram com o aprimoramento do planejamento estratégico dentro da divisão de farmácia e possibilitou uma reflexão entre os colaboradores referente as problemáticas e potencialidades do serviço.


Texto completo:

HTML PDF

Referências


SILVA, JS. O mapeamento de processos organizacionais no setor público – Estudo de caso do escritório de processos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. Monografia (Graduação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2014.

SOUZA, DG. Metodologia de mapeamento para gestão de processos. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2014.

LIMA, MBBPB. A gestão da qualidade e o redesenho de processos como modelo de desenvolvimento organizacional em hospitais públicos universitários: O caso do Hospital de Clínicas da UNICAMP. Dissertação (Mestrado Profissional) - Pós Graduação da Faculdade de Engenharia Mecânica, Universidade Estadual de Campinas, 2006.

CARPINETTI, LCR. Gestão da Qualidade: conceitos e técnicas. 3ª ed. São Paulo: Atlas; 2016.

VALADARES, MCB. Planejamento Estratégico Empresarial. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002.

TORRES MCS, TORRES A, SERRA F. Balanced scorecard. Rio de Janeiro: FGV; 2008.

LOBATO, DM; et al. Estratégia de empresas. 8ª ed. Rio de Janeiro: FGV; 2008.

CIPRIANO, SL. Gestão estratégica em farmácia hospitalar: aplicação prática de um modelo de gestão para qualidade. São Paulo: Atheneu, 2009.

VASCONCELLOS FILHO, P. Análise ambiental para o planejamento estratégico. Revista de Administração de empresas, v.19, p. 115-117, 1979.

MOYSES FILHO, J; et al. Planejamento e gestão estratégica em organizações de saúde. 2ª ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, p. 160, 2016.

SILVESTRE, C; et al. Análise situacional de um Hospital Universitário: um relato de experiência. Revista Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serv. Publico v. 8, p. 18-25, 2017.

CAZAGRANDE, GS, PONTES, AT. Aplicação do planejamento estratégico situacional na central de abastecimento farmacêutico de um hospital público de médio porte. Sistemas & Gestão, v.13, n.1, p. 25 – 35, 2018.

ABREU, CRC; et al. Planejamento estratégico situacional na farmácia de uma UBS em um município do entrono sul do Distrito Federal. Boletim informativo Geum, v. 7, n. 3, p. 7-15, 2016.




DOI: http://dx.doi.org/10.23973/ras.78.203

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


_______________________________________________

Revista de Administração em Saúde
ISSN 2526-3528 (online)

Associação Brasileira de Medicina Preventiva e Administração em Saúde
Avenida Brigadeiro Luis Antonio, 278 - 7o andar
CEP 01318-901 - São Paulo-SP
Telefone: (11) 3188-4213 - E-mail: ras@apm.org.br