TRANSLATE:
Login
Publicações
Portais bibliográficos: BVS nova aba, BVS.LILACS nova aba, BVS.SES.SP nova aba, SCIELO nova aba, SCIENTI nova aba, PUBMED nova aba, FNQ nova aba, OPAS nova aba, FIOCRUZ nova aba, CFM nova aba, PERIÓDICOS.CAPES nova aba, NEJM nova aba

Periódicos: RAMB nova aba, SPMJ nova aba

REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE
SARAIVA LANÇA SEGUNDA EDIÇÃO DO LIVRO “Manual de Gestão – organização, processos e práticas de liderança coletiva”
Gestão tem um componente ético e um estético
Como desenvolver habilidades gerenciais?
VEJA MAIS...
INDICADORES PROAHSA
imagem
Publicação do Programa de Estudos Avançados em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da FGV

Acesse Indicadores PROAHSA >>
GESTÃO HOSPITALAR
imagem
2016. Eduardo D'Aguiar
imagem
2105. Burmester, Haino (coordenador da série); Aidar, Marcelo Marinho
imagem
2104. Burmester, Haino (coordenador da série); Moraes, Marlus Volney
imagem
2013. Burmester, Haino
imagem
2013. Hermini, Alexandre Henrique; Fernandes, Jorge Alberto Lopes; Burmester, Haino
imagem
2012. Haino Burmester. Este manual oferece um passo a passo para administrar clínicas e hospitais de maneira sistêmica, integrada e coerente. Aqui, reúnem-se todos os desafios gerenciais com os quais o administrador de um serviço de saúde poderá se defrontar. O conteúdo do livro divide-se em duas partes: a primiera traz a base teórica do modelo de gestão; a segunda transforma os conceitos apresentados em questões objetivas, construindo um roteiro de avaliação e implementação do sistema proposto.
imagem
2012. Haino Burmester. A proposta deste livro é mostrar aos leitores como não fazer mais do mesmo, e sim como fazer as coisas de modo diferente sem aderir a modismos inconsequentes. O autor procura apresentar a liderança como fenômeno organizacional coletivo que não depende de líderes condutores ou servidores de pessoas, já que, segundo ele, a liderança é mais consequência de conceitos organizacionais básicos do que da ação de líderes heróis. O livro está repleto de exemplos de como fazer as coisas acontecerem nas organizações e de como organizar os processos e as práticas da liderança.
imagem
2009. Nos 18 anos de existência do CQH, suas equipes têm tido a oportunidade de conviver com hospitais em várias cidades do Brasil. Com essa experiência, o grupo de avaliadores do CQH tem se caracterizado como um dos mais sólidos núcleos de administradores hospitalares no país. Este Manual de gestão hospitalar do CQH é a divulgação dessa experiência. Por meio de exemplos práticos, enfatiza-se a importância da definição de um modelo de gestão para suas organizações. Destinada a todos os profissionais da área, tais como enfermeiros, fisioterapeutas, administradores, psicólogos, e médicos, a obra traz uma série de exemplos de como se podem administrar os diversos serviços de um hospital com um modelo claro, sistêmico, integrado e coerente.
imagem
2003. O objeto do Livro de Casos Práticos é transpor os conhecimentos técnicos para a prática, de forma a possibilitar ao leitor um melhor entendimento do modelo de gestão, por sinal bem delineado ao Manual de Orientação aos Hospitais Participantes do CQH. O Livro de Casos práticos é o seu irmão gêmeo. Assim, no "Manual" está a teoria, no de "Casos", a prática.
imagem
O Manual de Orientação aos Hospitais Participantes, está dividido em duas partes: na primeira está a descrição do modelo de gestão usado como base metodológica, na segunda está a descrição do modelo de avaliação proposto pelo CQH, e que serve, indiretamente, de roteiro para os hospitais implantarem seu modelo de gestão.
MANUAIS DE INDICADORES
imagem
imagem
imagem
imagem
O Manual de Enfermagem do Núcleo de Apoio a Gestão Hospitalar (NAGEH), nesta segunda edição, propõe oportunizar aos profissionais de saúde a revisão dos indicadores publicados na primeira edição, bem como conhecer novos indicadores passíveis de serem empregados em seus processos de trabalho.
imagem
O NAGEH (Núcleo de Apoio à Gestão Hospitalar) do CQH lançou recentemente um Manual que contém a ficha técnica detalhada de 16 indicadores de enfermagem, sendo seis assistenciais e dez relacionados a recursos humanos. Estes indicadores já estão sendo utilizados pelos hospitais participantes do Programa e trimestralmente são enviados ao CQH para tabulação e apresentação em reuniões específicas do grupo de enfermagem. O Manual está à disposição dos serviços de enfermagem de todos os hospitais brasileiros.
imagem
imagem
imagem
Apoio:
xhl


sicredi
Blog
A discussão de compliance e ética no CQH 2018
Destaques
2018 - Concursos para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde
Hospital Netto Campello recebe selo do CQH
Manual de Indicadores de Gestão de Pessoas - 2017
2017 - Concurso para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde
RAS On-line
Gestão Hospitalar - O Papel do Médico Gestor
Mais Recentes
Assembleia dos Hospitais Participantes do CQH - 31/08/2018 13/12/18
MANUAL DE GESTÃO - ORGANIZAÇÃO, PROCESSOS E PRÁTICAS DE LIDERANÇA COLETIVA 07/12/18
GESTÃO, ÉTICA E ESTÉTICA 07/12/18
BOAS PRÁTICAS GERENCIAIS 03/12/18
ECONOMIA COMPARTILHADA 30/11/18
A ECONOMIA DOS APLICATIVOS 23/11/18
SAÚDE TEM PREÇO 22/11/18
Mais Lidas
1Manual de Indicadores de Enfermagem NAGEH 2012
2Rumo à Excelência: Critérios para avaliação do desempenho e diagnóstico organizacional
3CQH - Roteiro de Visitas
43º Caderno de Indicadores CQH - 2009
5Manual de Gestão Hospitalar
6Por que e como aderir ao Programa CQH
7Acreditação hospitalar: um movimento inexorável?
8Prêmio Nacional da Gestão em Saúde - Ciclo 2015-2016: Regulamento e Instruções para Candidatura
9Manual de Gestão Hospitalar do CQH
10Manual de Gestão - Organização, Processos e Práticas de Liderança
Videoaulas
Indicador de homem hora treinamento
Avaliação da Necessidade de Treinamento