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LIDERANÇA
“O que você acha?" Estas quatro palavras são as mais eficazes que um líder pode dizer
Não só essas quatro palavras vão trazer o melhor de seu pessoal; elas vão fazer de você um líder melhor
Seu pessoal vêm para você o tempo todo com perguntas e problemas que eles querem que você resolva.

Esta é a função do chefe.

E, já que você é um “solucionador de problemas profissional”, desfrute!. Não há nada melhor do que o prazer que você tem quando resolve um problema muito difícil.

Mas da próxima vez que um dos membros de sua equipe chegar até você com um desafio, sugiro que, ao invés de dar uma resposta, ter uma abordagem diferente.

Pergunte: "O que você acha?"

Eu sei que essas quatro palavras vão ser difíceis para você dizer (certamente não é fácil para mim também!), Mas aqui estão algumas razões pelas quais você deve tentar dizer isso:

- A pessoa que levanta a questão está mais próxima da situação. Ele ou ela tem mais dados, conhece mais a fundo, e provavelmente tem mais experiência neste assunto em particular que você. Isso significa que o membro da equipe será capaz de chegar a uma resposta melhor.

- O membro da equipe terá uma perspectiva diferente da sua, não importa qual. Ele ou ela vai ver o desafio de uma forma diferente e que, por si só, pode desencadear novos pensamentos e novas ideias - mais uma vez, uma resposta melhor.

- Você vai melhorar o moral. Não há nada como o chefe (implicitamente) dizendo "Eu valorizo sua opinião sobre isso, me diga o que você faria" para criar um empregado motivado.

- Mas a última razão pode ser a mais importante. Se você gastar todo o seu tempo respondendo tudo, o seu pessoal vai parar de tentar resolver as coisas por conta própria. Ou, para mostrar a situação de uma forma um pouco melhor, eles não vão pensar no problema tão bem quanto poderiam.

"Se o chefe vai vir para cima com a solução de qualquer maneira, eu realmente não preciso me ocupar com isto". É o que eles vão dizer a si mesmo.

Por outro lado, se eles sabem que você irá lhes pedir a opinião, eles terão pensado no assunto, com o melhor de suas capacidades, antes de ir até você.

Então vocês vão estar mais preparados e adiantados para começar a resolver o problema juntos.

E é mais provável, uma vez que a equipe realmente começou a pensar sobre o desafio, que ela seja capaz de resolvê-lo por conta própria - o que irá beneficiá-la e também a você e a sua empresa.

Essas quatro palavras podem fazer toda a diferença.


Fonte: traduzido de inc.com, artigo de Alison Davis
Apoio:
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