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INFORMAÇÃO, CONHECIMENTO E TECNOLOGIAS
Como os pacientes e médicos encaram o compartilhamento da informação
Em pesquisa realizada pela WebMD, 89% dos pacientes acreditam que o uso de tecnologia em saúde seria positivo para ajudar o médico fazer diagnósticos. Já entre os médicos, a aceitação é de 69%, mostrando maior resistência do corpo clínico que dos pacientes. Em seqüência, foi perguntado aos médicos se os pacientes deveriam usar ferramentas para realizar auto-diagnóstico e somente 17% disseram que sim.

A pesquisa foi realizada com 1102 profissionais de saúde e 1406 usuários do Medscape. Dentro do grupo, foi perguntado sobre tecnologia em saúde para 827 médicos, 156 enfermeiros assistenciais, 85 enfermeiros supervisores, 107 assistentes de médicos e 235 estudantes de medicina. Quase a mesma porcentagem de pacientes (64%) e profissionais (63%) citaram que, se a tecnologia existisse, os smartphones poderiam ser usados para coletas remotas de sangue.

Menos de 70% dos médicos acreditam que o smartphone e as consultas remotas podem substituir consultas físicas e 63% disseram que isso pode acontecer em casos de problemas de pele. Para problemas nos olhos o resultado foi de 49% e para aparelho auditivo 54%; 96% dos médicos acreditam que o paciente tem de ter acesso a informação do seu histórico, por meio do prontuário eletrônico (EHR) e 89% dos pacientes também acham que têm o direito a ver todos os registros feitos pelo médico durante a consulta; enquanto 64% dos médicos acreditam que isso deve ser feito.

Todos estes dados mostram a imaturidade do sistema de saúde frente à tendência da informação compartilhada e do uso de tecnologia no dia a dia. Ter este tipo de discussão entre as partes interessadas é de extrema importância para o desenvolvimento e a implementação de tecnologia em saúde.


Fonte:- Nathalia Nunes, Empreender Saúde.
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