TRANSLATE:
header_logo
Login
GESTÃO DE PESSOAS
Mulheres têm melhor desempenho que homens sob estresse
As neurociências provam que as mulheres tomam melhores decisões em situação de estresse, isto é, na maior parte do tempo no mundo profissional e dos negócios.
Dois meses atrás, eu postei dois fatos financeiros curiosos: 1) fundos hedge geridos por mulheres realizam resultados três vezes melhor do que os que são geridos por homens, e 2) empresas com CEOs do sexo feminino superam aqueles com CEOs do sexo masculino em 50 %.

Com base nesses fatos e em minha própria experiência subjetiva, cheguei à conclusão de que a média das mulheres dentro do mundo dos negócios é mais inteligente do que o homem médio. Na semana passada, uma nova pesquisa revelou como e porque as mulheres são mais inteligentes.

De acordo com estudos de neurociências, feitos separadamente, realizados na Universidade do Sul da Califórnia e na Universidade de Duke, as mulheres tomam decisões de menor risco em situações de alto estresse. Como explicado no New York Times:

"Em situações de baixa tensão, os homens e as mulheres tomam decisões igualmente bem [mas] os homens tomaram decisões de maiores riscos quando eles estavam em situação de estresse. Eles se tornaram mais focados em grandes vitórias, mesmo quando elas eram caras e menos prováveis."

Em outras palavras, quando tudo está tranquilo, as mulheres e os homens tomam decisões semelhantes. No entanto, quando as coisas se complicam, os homens tendem a dar “chutes de longa distância”, enquanto as mulheres tendem a pensar sobre as coisas.

E isso é uma enorme vantagem competitiva no mundo dos negócios, e provavelmente, em praticamente todos os outros lugares também.

A razão das mulheres tomarem melhores decisões sob estresse não é que as mulheres são "melhores" ou "mais colaborativas”. É porque os cérebros das mulheres lidam com o hormônio do estresse, cortisol, melhor do que os cérebros dos homens lidam com isso.

De acordo com o neurobiólogo Ruud van den Bos, homens sob estresse experimentam um enorme aumento no cortisol, que degrada a sua capacidade de tomada de decisão. As mulheres experimentam um aumento menor, o que gera urgência, mas não impede a tomada de decisões.

Todos os estudiosos e analistas no mundo dos negócios têm apontado repetidamente que o mundo empresarial de hoje está ficando continuamente mais estressante. Quanto mais as coisas ser tornarem estressantes, melhor as mulheres (em média) vão tomar decisões do que os homens (em média).

Meu amigo, deixe-me clarificar para você. Quando as coisas ficam mais difíceis, elas ficam mais espertas e você fica mais burro. E uma vez que as inovações disruptivas significam que o caminho está sempre ficando mais difícil, se você não está contratando e promovendo mulheres, você está apenas provando quanto burro você é.


Fonte: Traduzido de artigo de GEOFFREY JAMES - inc.com
Apoio:
xhl


sicredi
Blog
A tecnologia pode ajudar a sustentabilidade do sistema de saúde do Brasil
A discussão de compliance e ética no CQH 2018
Destaques
2019 - Concursos para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde
CQH: Hospital Regional de Presidente Prudente recebe selo
Em 25/10/2018, o Hospital Policlin de Taubaté recebeu selo do Programa CQH
Santa Casa de Limeira recebe Selo de Conformidade do Programa CQH
Haino Burmester é homenageado por trabalho à frente do CQH
Hospital Netto Campello recebe selo do CQH
Mais Recentes
LIDERES TÍMIDOS 22/07/19
BOAS PRÁTICAS NA GESTÃO DE PESSOAS 22/07/19
BOAS PRÁTICAS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA 22/07/19
TREINAMENTO CORPORATIVO 22/07/19
SAÚDE CORPORATIVA 19/07/19
AFINAL, O QUE É COOPERATIVISMO? 16/07/19
BOAS PRÁTICAS GERENCIAIS 16/07/19
TRABALHO TEMPORÁRIO 15/07/19
MINDFULNESS 01/07/19
2019 - Concursos para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde 28/06/19
Mais Lidas
1Manual de Indicadores de Enfermagem NAGEH 2012
2Rumo à Excelência: Critérios para avaliação do desempenho e diagnóstico organizacional
3CQH - Roteiro de Visitas
43º Caderno de Indicadores CQH - 2009
5Manual de Gestão Hospitalar
6Por que e como aderir ao Programa CQH
7Acreditação hospitalar: um movimento inexorável?
8Manual de Gestão Hospitalar do CQH
9Prêmio Nacional da Gestão em Saúde - Ciclo 2015-2016: Regulamento e Instruções para Candidatura
10Manual de Gestão - Organização, Processos e Práticas de Liderança