TRANSLATE:
Login
INFORMAÇÃO, CONHECIMENTO E TECNOLOGIAS
Novas tecnologias, potencial inexplorado
A tecnologia foi o centro da indústria norte-americana de cuidados em saúde em 2014. Mas, até agora, as melhorias que muitos esperavam não aconteceram.
imagem


Para startups (empresas de novos negócios), os Centers of Medicare and Medicaid Services (CMS) deram incentivos financeiros aos prestadores para o "uso significativo" de tecnologia do registro eletrônico de saúde (EHR) para melhorar o atendimento ao paciente em 2014. A EHR tem o potencial para fornecer aos médicos, acesso instantâneo a um prontuário de paciente no momento da assistência. Mas para aproveitar todo o seu poder e evitar erros, todos os médicos e os hospitais precisam ser capazes de acessar os mesmos registros para os mesmos pacientes. Apenas alguns sistemas de administração integrados de grande porte conseguiram até agora.

Avanços em tecnologias de conectividade e vídeo permitem aos médicos prestar cuidados e consultas remotamente. Quando clinicamente indicada, a "telessaúde" pode reduzir os custos aos pacientes e trazer maior comodidade. No entanto, no âmbito do sistema de taxas de reembolso por serviço atual (que premia o volume de serviços), somente poucos provedores podem ganhar financeiramente a partir de consultas virtuais.

Enquanto isso, as aplicações de "big data" têm crescido em sofisticação. Algumas oferecem o potencial para o avanço da compreensão médica de doenças. Mas a informação tem sido mais sobre simples correlações entre dados - limitando, assim, influência e impacto do "big data" até agora.

Outros usos da tecnologia concentraram-se em sistemas de "transparência de preços", onde os consumidores querem saber como os dólares que contribuem estão sendo gastos. Mais uma vez, os dados vieram volumosos, mas o impacto na melhoria dos custos tem sido mínimo. E, mais recentemente, o governo federal utilizou fontes de "big data" para identificar os médicos que aceitaram dinheiro de empresas farmacêuticas e fabricantes de aparelhos. Mas, em muitos casos, a informação tem se mostrado difícil de acessar e em grande parte imprecisa.

Grandes perguntas em tecnologia para 2015 e mais além:

- a tecnologia transformou a maioria das indústrias ao longo das últimas décadas, mas a saúde pode superar seus próprios obstáculos e usar a tecnologia do século 21 de uma maneira que consiga melhorar significativamente a qualidade e o custo da assistência?

- Será que o "big data" leva a avanços médicos que salvam vidas e que melhoram os cuidados em saúde ou se os dados simplesmente sobrecarregam os prestadores de cuidados?

Provavelmente em 2015, teremos mais perguntas do que respostas.


Fonte: traduzido de forbes.com - por Dr. Robert Pearl, cirurgião plástico e professor da Universidade de Stanford.
Apoio:
xhl


sicredi
Blog
A discussão de compliance e ética no CQH 2018
Destaques
2018 - Concursos para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde
Hospital Netto Campello recebe selo do CQH
Manual de Indicadores de Gestão de Pessoas - 2017
2017 - Concurso para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde
RAS On-line
Gestão Hospitalar - O Papel do Médico Gestor
Mais Recentes
CQH: Hospital Regional de Presidente Prudente recebe selo 21/05/19
BOAS PRÁTICAS GERENCIAIS 20/05/19
VOCÊ SABE SER "CHEFE" 20/05/19
QUEM PAGA A CONTA DA SAÚDE? 17/05/19
BOAS PRÁTICAS NA GESTÃO DE PESSOAS 13/05/19
MAIS VOVÔS QUE NETINHOS 10/05/19
COMUNICAÇÃO 09/05/19
Assembleia dos Hospitais Participantes do CQH - 07/06/2019 07/05/19
GESTÃO DA QUALIDADE EM SAÚDE 25/04/19
Em 25/10/2018, o Hospital Policlin de Taubaté recebeu selo do Programa CQH 23/04/19
Mais Lidas
1Manual de Indicadores de Enfermagem NAGEH 2012
2Rumo à Excelência: Critérios para avaliação do desempenho e diagnóstico organizacional
3CQH - Roteiro de Visitas
43º Caderno de Indicadores CQH - 2009
5Manual de Gestão Hospitalar
6Por que e como aderir ao Programa CQH
7Acreditação hospitalar: um movimento inexorável?
8Prêmio Nacional da Gestão em Saúde - Ciclo 2015-2016: Regulamento e Instruções para Candidatura
9Manual de Gestão Hospitalar do CQH
10Manual de Gestão - Organização, Processos e Práticas de Liderança
Videoaulas
Indicador de homem hora treinamento
Avaliação da Necessidade de Treinamento