TRANSLATE:
header_logo
Login
CLIENTES, MERCADO E SOCIEDADE
Os médicos estão sendo espremidos
O Dr. Eric Topol relaciona as principais pressões que sofrem os médicos norte-americanos atualmente e vê a participação do paciente no próprio cuidado como novo modelo de assistência
Eu ainda atendo pacientes no consultório e posso atestar o fato de que os médicos estão sendo espremidos. Eu sinto isso, e tenho certeza que a maioria dos médicos de todo os Estados Unidos têm a mesma percepção sobre todas as diferentes forças que estão a esmaga-los.

Você pode ver todas estas forças neste desenho que coloquei logo abaixo

imagem
Tradução: Dados gerados pelo paciente - Indicadores de qualidade - Outros profissionais de saúde - Telemedicina - Falta de conhecimentos genômico - Reembolso - Clínicas médicas em lojas de varejo - Frustração com o prontuário médico eletrônico - Transparência em anotações médicas - Algortimos clínicos - Computação nas nuvens e supercomputação - Rede sociais de saúde - Satisfação do paciente - Críticas e reclamações on-line, tipo yelp.com


Diz-se que a medicina não é tão fácil de praticar como costumava ser antigamente. Temos que fazer algo sobre isso. Há uma maneira de alavancar essas forças em forças positivas e mudar o que é uma crise iminente na medicina, com tanta desilusão, em uma forma muito mais ideal e otimista para praticar medicina.

Como faremos isso? Como é que nós vamos nos livrar dessas forças que espremem os médicos - limitando-os e forçando-os a fazer coisas que eles não querem fazer - e chegar a um novo patamar de assistência?

A maneira que isso pode ser feito é transferindo, ou passando parte da responsabilidade, para os pacientes. Nem todos os pacientes estão dispostos a aceitar essa responsabilidade, mas muitos concordariam. Algumas pesquisas mostram que 80% a 90% dos pacientes querem ter acesso a seus dados médicos e querem ter um papel muito mais ativo na medicina.

Bem, deixe-os ter um papel mais ativo. Isso diminui as responsabilidades dos médicos e deixa os livres para fazer o que eles são melhores em fazer, que é proporcionar tratamento e cura, e sendo grandes comunicadores, proporcionando empatia e orientação através de toda a experiência e sabedoria que eles adquiriram ao longo do tempo.

Se diminuir para o médico a maior parte dos aspectos mais rotineiros dos cuidados em saúde - coisas que podem ser feitas pelo paciente - este novo mundo pode ir para a frente. Isto poderia criar uma excelente oportunidade para deixar uma parceria evoluir com os pacientes que estão dispostos (e, obviamente, para aqueles médicos que também estão dispostos) para tornar a prática da medicina mais emocionante, do jeito que costumava ser antes dessas forças aparecerem.


Fonte: traduzido de artigo de Eric Topol, editor-chefe, Medscape
Apoio:
xhl


sicredi
Blog
A tecnologia pode ajudar a sustentabilidade do sistema de saúde do Brasil
A discussão de compliance e ética no CQH 2018
Destaques
2019 - Concursos para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde
CQH: Hospital Regional de Presidente Prudente recebe selo
Em 25/10/2018, o Hospital Policlin de Taubaté recebeu selo do Programa CQH
Santa Casa de Limeira recebe Selo de Conformidade do Programa CQH
Haino Burmester é homenageado por trabalho à frente do CQH
Hospital Netto Campello recebe selo do CQH
Mais Recentes
LIDERES TÍMIDOS 22/07/19
BOAS PRÁTICAS NA GESTÃO DE PESSOAS 22/07/19
BOAS PRÁTICAS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA 22/07/19
TREINAMENTO CORPORATIVO 22/07/19
SAÚDE CORPORATIVA 19/07/19
AFINAL, O QUE É COOPERATIVISMO? 16/07/19
BOAS PRÁTICAS GERENCIAIS 16/07/19
TRABALHO TEMPORÁRIO 15/07/19
MINDFULNESS 01/07/19
2019 - Concursos para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde 28/06/19
Mais Lidas
1Manual de Indicadores de Enfermagem NAGEH 2012
2Rumo à Excelência: Critérios para avaliação do desempenho e diagnóstico organizacional
3CQH - Roteiro de Visitas
43º Caderno de Indicadores CQH - 2009
5Manual de Gestão Hospitalar
6Por que e como aderir ao Programa CQH
7Acreditação hospitalar: um movimento inexorável?
8Manual de Gestão Hospitalar do CQH
9Prêmio Nacional da Gestão em Saúde - Ciclo 2015-2016: Regulamento e Instruções para Candidatura
10Manual de Gestão - Organização, Processos e Práticas de Liderança