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CLIENTES, MERCADO E SOCIEDADE
PESQUISA REVELA QUE LÍDERES NAO ACREDITAM QUE AS ORGANIZAÇÕES BUSCAM A SUSTENTABILIDADE
Fundação Nacional da Qualidade propôs, para 230 líderes, reflexão sobre o direcionamento das organizações rumo ao Novo Capitalismo
A Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) realizou uma pesquisa inédita com 230 líderes participantes do Congresso FNQ de Excelência em Gestão, em junho de 2015, sobre o direcionamento das organizações rumo ao Novo Capitalismo, com questões baseadas nos oito Critérios de Excelência do MEG. O levantamento apontou que 94% dos entrevistados não acreditam que exista preocupação, incentivo, investimento ou busca pela sustentabilidade por parte das empresas.
Entre as pessoas consultadas, 45,7% acreditam que o foco de atenção das lideranças de organizações que buscam o Novo Capitalismo deve estar na sustentabilidade e não apenas no market share, seguidos de 24,8% que defendem que é preciso estabelecer uma gestão horizontal e colaborativa. A minoria, no entanto, acredita que as lideranças devam reavaliar sua remuneração em um contexto coletivo.
Ao falar sobre as estratégias e planos, 42% responderam que o investimento em inovação para a necessidade, e não apenas para o lucro, deve pautar essas organizações, seguidos de 39,4% que acreditam que as ações devem prezar pelo desenvolvimento de produtos e serviços, considerando a finitude dos recursos naturais. Em contrapartida, apenas 18% acreditam que as organizações devem repensar seu modelo de negócio continuamente.
Quanto aos clientes, a percepção de 53% dos entrevistados mostra que uma organização preocupada com o futuro do planeta deve buscar uma relação transparente e ética. No entanto, 33,6% apontam para uma demanda cada vez mais nítida na população de uma publicidade responsável, com informações reais aos consumidores e 8% acreditam na necessidade de se criar, cada vez mais, sistemas de coleta de produtos utilizados.
A forma que as organizações devem lidar com seus resultados foi praticamente unânime entre os 230 participantes, com 83,4% dizendo que acreditam que a organização deve focar na sustentabilidade e não apenas no lucro.
Para o superintendente-geral da FNQ, Jairo Martins, os resultados da pesquisa mostram que as organizações do futuro, independente do porte ou natureza, precisam ter a coragem de assumir um papel transformador para que um novo pensamento econômico se consolide. Também fica claro que as práticas sustentáveis ainda não saíram, de forma generalizada, do campo das intenções. “É preciso que se instaure nas organizações um novo modelo mental, que revolucione tudo o que tem sido feito até agora, para que a excelência se traduza em prosperidade coletiva e o crescimento não ultrapasse as fronteiras da sustentabilidade e da ética”, concluiu.
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