TRANSLATE:
header_logo
Login
PRÊMIO NACIONAL DE GESTÃO EM SAÚDE - PNGS
Entrega PNGS Ciclo 2011/2012
imagem
Dr Rui Tanigawa (cremesp), Dr. Florisval Meinão (APM)


No dia 15 de junho, o CQH fez o reconhecimento público de dois serviços de saúde que concorreram ao Prêmio Nacional de Gestão em Saúde, ciclo 2011/2012. Na oportunidade foi reconhecido com o Troféu Ouro Prêmio Nacional de Gestão em Saúde do ciclo 2011/2012, o Serviço de Hemodinâmica do Hospital Monte Sinai, de Juiz de Fora, MG; o Serviço concorreu na categoria "Clínicas". Trata-se de uma unidade autônoma do Hospital Monte Sinai que atende a demanda de pacientes de alta complexidade com doenças cardiovasculares e também com patologias neurológicas e vasculares oferecendo métodos de auxílio diagnóstico e terapêutico. Fundado em 1997, utiliza o apoio estratégico e organizacional do Hospital Monte Sinai. No Serviço trabalham 14 pessoas, além de um corpo clínico aberto com 27 médicos autônomos.

Na mesma data o Hospital e Maternidade Dr. Christóvão da Gama, de Santo André, SP, foi reconhecido como finalista do Prêmio Prata, na categoria "Hospitais". Trata-se de uma sociedade anônima, privada, que iniciou suas atividades em 1954. O Hospital hoje ocupa um espaço de 9000 m2 de área construída, com a disponibilidade de 138 leitos, 6 leitos de hospital dia, 21 de UTI Adulto e 9 de UTI Infantil. A força de trabalho do Hospital é composta por mais de mil colaboradores contratados pelo regime CLT e 550 de empresas terceirizadas.

Neste ciclo foram utilizadas quase mil horas de trabalho voluntário de avaliadores, banca e serviços de apoio. Foi mais uma manifestação de cidadania de profissionais conscientes que contribuem para a melhoria das condições de saúde da população brasileira dando seu tempo e conhecimento. Como se pode observar neste ciclo, mesmo unidades pequenas como clinicas ou ambulatórios podem oferecer serviços de excelência se destacando com o uso apropriado de técnicas de gestão.

A solenidade de reconhecimento público das duas organizações contou com a presença do Dr. Florisval Meinão, Presidente da Associação Paulista de Medicina e do Dr. Rui Tanigawa, Conselheiro do CREMESP, na oportunidade representando o Presidente da Entidade Dr. Renato Azevedo Junior, bem como de representantes das premiadas; e de grande número de representantes de hospitais participantes do CQH.

O PNGS é uma das maneiras que o CQH utiliza para disseminar sua metodologia de gestão (a técnica) como forma de contribuir para a melhoria contínua da qualidade nos serviços prestados pelas organizações de saúde do Brasil. Também fazem parte da disseminação desta metodologia: cursos sobre elementos do modelo de gestão hospitalar do CQH; publicações; os núcleos de apoio à gestão hospitalar (NAGEH que são grupos de benchmarking para estudar diferentes aspectos da gestão hospitalar); as visitas aos hospitais participantes; congressos; reuniões científicas; e projetos específicos.

Para obter maiores informações de como concorrer ao PNGS ciclo 2012/2013 verifque neste site.
Apoio:
xhl


sicredi
Blog
A tecnologia pode ajudar a sustentabilidade do sistema de saúde do Brasil
A discussão de compliance e ética no CQH 2018
Destaques
2019 - Concursos para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde
CQH: Hospital Regional de Presidente Prudente recebe selo
Em 25/10/2018, o Hospital Policlin de Taubaté recebeu selo do Programa CQH
Santa Casa de Limeira recebe Selo de Conformidade do Programa CQH
CQH 2019 - XX CONGRESSO BRASILEIRO DE QUALIDADE EM SERVIÇOS DA SAÚDE e III CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA PREVENTIVA E DE ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE
Haino Burmester é homenageado por trabalho à frente do CQH
Mais Recentes
FUSÕES E AQUISIÇÕES NO SETOR SAÚDE 22/08/19
ENSINO A DISTANCIA 21/08/19
FUSÃO DE GRANDES LABORATÓRIOS 20/08/19
COMUNICAÇÃO 08/08/19
BURNOUT 06/08/19
Assembleia dos Hospitais Participantes do CQH - 23/08/2019 26/07/19
CORAGEM 26/07/19
Mais Lidas
1Manual de Indicadores de Enfermagem NAGEH 2012
2Rumo à Excelência: Critérios para avaliação do desempenho e diagnóstico organizacional
3CQH - Roteiro de Visitas
43º Caderno de Indicadores CQH - 2009
5Manual de Gestão Hospitalar
6Por que e como aderir ao Programa CQH
7Acreditação hospitalar: um movimento inexorável?
8Prêmio Nacional da Gestão em Saúde - Ciclo 2015-2016: Regulamento e Instruções para Candidatura
9Manual de Gestão Hospitalar do CQH
10Manual de Gestão - Organização, Processos e Práticas de Liderança