TRANSLATE:
header_logo
Login
ÚLTIMOS ARTIGOS
PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL
Relatório revela que brasileiros estão mais satisfeitos com o trabalho em 2018
As projeções da economia brasileira de 3,49% para a inflação e de 2,75% para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2018, apontadas recentemente no relatório do Banco Central, impactaram positivamente o cenário econômico do País, e consequentemente a qualidade de vida no trabalho e o ambiente interno das organizações, melhorando o clima empresarial e a satisfação dos colaboradores.
Este ambiente de retomada da economia pode ser verificado no resultado do 1º trimestre do Índice Sodexo de Qualidade de Vida no Trabalho (IQVT)2018, uma ferramenta gratuita que mede a percepção dos brasileiros em relação à qualidade de vida no trabalho, por meio de um teste online, e que avalia diversos aspectos do colaborador em seu ambiente profissional. Nos primeiros três meses de 2018, o IQVT foi de 6,48 pontos (em uma escala de 0 a 10), o que mostra um crescimento de 11% (0,63 pontos), em relação ao mesmo período de 2017.
A partir da análise de 941 respostas de trabalhadores em todo o país, o levantamento também constatou que a avaliação sobre a qualidade de vida no trabalho é maior entre homens do que entre mulheres (6,54 pontos contra 6,18 pontos), e revelou que o Crescimento Pessoal oferecido pela organização (6,32 pontos) é o fator que mais influenciou na percepção geral do público, além de ter a maior variação no período (1,05 pontos), em comparação a 2017. Já o item Facilidade e Eficiência, foi o que obteve a nota de satisfação mais baixa (6,57 pontos), com variação negativa de 0,35 pontos, em relação ao mesmo período do ano anterior.
O cenário econômico otimista impactou positivamente a satisfação no trabalho neste início de ano, principalmente em relação às oportunidades relacionadas ao crescimento profissional nas empresas em que atuam. Recentemente, uma pesquisa da Fundação Dom Cabral mostrou que em 2017 as empresas brasileiras investiram 37% mais no treinamento e desenvolvimento de colaboradores em relação ao ano anterior. Este indicador continuará sendo monitorado e analisado com o objetivo de melhorar o ambiente e a produtividade nas organizações brasileiras.
A área de atuação com maior índice de satisfação percebida pelo índice foi a de Serviços de Limpeza e Manutenção (6,69 pontos), com aumento de 2,47 pontos na percepção dos entrevistados; e a de menor índice foi a área de Serviços Domésticos (5,55 pontos), que apresentou variação negativa de 0,49 pontos. Já a região do país com o maior índice de qualidade de vida no trabalho e satisfação profissional foi a Sul (6,82 pontos), com uma variação positiva de 0,9 pontos no período, em comparação ao ano anterior; e a de menor, a Nordeste (5,88 pontos).
Fonte:- Redação P&N
Apoio:
xhl


sicredi
Blog
A tecnologia pode ajudar a sustentabilidade do sistema de saúde do Brasil
A discussão de compliance e ética no CQH 2018
Destaques
2019 - Concursos para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde
CQH: Hospital Regional de Presidente Prudente recebe selo
Em 25/10/2018, o Hospital Policlin de Taubaté recebeu selo do Programa CQH
Santa Casa de Limeira recebe Selo de Conformidade do Programa CQH
CQH 2019 - XX CONGRESSO BRASILEIRO DE QUALIDADE EM SERVIÇOS DA SAÚDE e III CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA PREVENTIVA E DE ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE
Haino Burmester é homenageado por trabalho à frente do CQH
Mais Recentes
COMUNICAÇÃO 08/08/19
BURNOUT 06/08/19
Assembleia dos Hospitais Participantes do CQH - 23/08/2019 26/07/19
CORAGEM 26/07/19
LIDERES TÍMIDOS 22/07/19
BOAS PRÁTICAS NA GESTÃO DE PESSOAS 22/07/19
GOVERNANÇA CORPORATIVA 22/07/19
Mais Lidas
1Manual de Indicadores de Enfermagem NAGEH 2012
2Rumo à Excelência: Critérios para avaliação do desempenho e diagnóstico organizacional
3CQH - Roteiro de Visitas
43º Caderno de Indicadores CQH - 2009
5Manual de Gestão Hospitalar
6Por que e como aderir ao Programa CQH
7Acreditação hospitalar: um movimento inexorável?
8Manual de Gestão Hospitalar do CQH
9Prêmio Nacional da Gestão em Saúde - Ciclo 2015-2016: Regulamento e Instruções para Candidatura
10Manual de Gestão - Organização, Processos e Práticas de Liderança