TRANSLATE:
Login
ARTIGOS :: ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE
SEGURANÇA DIGITAL
O que aprendemos com o passado?
Empresas tiveram seus dados sequestrados – ataque que em 2016 ganhou grande evidência. Seus servidores foram invadidos para mineração de criptomoedas, usuários continuaram a ser alvos fáceis para ataques de engenharia social que não chegam mais apenas por e-mail, mas também por vídeo e, principalmente, por serviço de mensagens curtas (em inglês: Short Message Service, SMS). Além disso, claro, durante o período das eleições, as fakenews se disseminaram, e com elas diversos riscos relacionados com sites inseguros, utilizados para propagação de código malicioso e roubo de dados.

O vazamento de dados é democrático, atinge instituições de segmentos variados, entre eles: saúde, pesquisa, varejo, mercado financeiro e governo, entre outros.

APRENDIZADOS
Gestão de Vulnerabilidades: todos os dias surgem dezenas de novas vulnerabilidades, portanto, é fundamental implementar um processo capaz de identificá-las, analisá-las, avaliá-las e corrigi-las o mais rapidamente possível. A gestão de vulnerabilidades deve estar integrada com outros processos e tecnologias com o objetivo de reduzir ao máximo a exposição da organização às ameaças.

Resposta a incidentes de segurança: diante de tantos incidentes de segurança como invasões, vazamentos de dados, sequestro de informações, ataques de negação de serviço e roubo de identidades, as organizações devem definir e investir em processos de respostas a incidentes com base em automação e orquestração de ações que priorizem a contenção do ataque e a identificação da ameaça.

Seguro Cibernético: a oferta de cobertura dos seguros cibernéticos varia de seguradora para seguradora, e ainda que o setor esteja apenas dando os primeiros passos no Brasil a contratação de seguro é uma ação de compartilhamento de riscos a ser considerada pelos executivos das organizações.

Avaliação de Segurança: avaliar constantemente a eficiência e eficácia dos controles de segurança é uma prática recomendada por especialistas em segurança cibernética. Esse tipo de avaliação também se mostra importante durante o processo de avaliação e aquisição de novas empresas, pois reduz o risco de a empresa compradora adquirir um passivo composto por multas aplicadas por órgãos de proteção de dados e indenizações a clientes que se sintam lesados pelo vazamento de seus dados pessoais.

DESAFIOS A CAMINHO
O ano que está começando trará diversos desafios. A adoção da tecnologia 5G, por exemplo, vai aumentar consideravelmente a superfície de ataque, pois com mais recursos à disposição os atacantes terão inúmeras possibilidades. A jornada para a nuvem está exigindo das empresas uma nova postura, os principais players do mercado de segurança estão adaptando e desenvolvendo tecnologias para fazer frente às novas ameaças que surgem com a adoção da nuvem. A segurança no ambiente industrial deve receber mais atenção. Portanto, o nível de maturidade deve aumentar e a quantidade de ataques também. As pessoas devem estar no centro de qualquer estratégia de segurança cibernética, pois é importante que os usuários entendam suas responsabilidades e os riscos aos quais estão suscetíveis.

Por Leonardo Lemes, para Redação P&N
Apoio:
xhl


sicredi
Blog
A tecnologia pode ajudar a sustentabilidade do sistema de saúde do Brasil
A discussão de compliance e ética no CQH 2018
Destaques
2018 - Concursos para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde
Hospital Netto Campello recebe selo do CQH
Manual de Indicadores de Gestão de Pessoas - 2017
2017 - Concurso para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde
RAS On-line
Gestão Hospitalar - O Papel do Médico Gestor
Mais Recentes
Legislativo acerta ao debater a revisão do SUS 24/06/19
Saúde não é prioridade 24/06/19
CARREIRA 18/06/19
Afinal, o que é cooperativismo? 17/06/19
BUSINESS INTELLIGENCE NA GESTÃO DA SAÚDE 14/06/19
CONGRESSO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE VIDA 11/06/19
PROSPERIDADE 07/06/19
BOAS PRÁTICAS NA GESTÃO DE EMPRESAS FAMILIARES 04/06/19
VOCÊ SABE O QUE AS PESSOAS FALAM DE VOCÊ? 03/06/19
“Manual de Gestão – organização, processos e práticas de liderança coletiva” 30/05/19
Mais Lidas
1Manual de Indicadores de Enfermagem NAGEH 2012
2Rumo à Excelência: Critérios para avaliação do desempenho e diagnóstico organizacional
3CQH - Roteiro de Visitas
43º Caderno de Indicadores CQH - 2009
5Manual de Gestão Hospitalar
6Por que e como aderir ao Programa CQH
7Acreditação hospitalar: um movimento inexorável?
8Prêmio Nacional da Gestão em Saúde - Ciclo 2015-2016: Regulamento e Instruções para Candidatura
9Manual de Gestão Hospitalar do CQH
10Manual de Gestão - Organização, Processos e Práticas de Liderança
Videoaulas
Indicador de homem hora treinamento
Avaliação da Necessidade de Treinamento