TRANSLATE:
header_logo
Login
ARTIGOS :: ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE
CORAGEM
Para entender mais sobre a coragem é preciso, antes, entender mais de valores.
Tem muita coisa antes de todas as coisas, e isso significa que todas as coisas se relacionam de alguma maneira. Com a coragem, é igual. Valor vem de riqueza, boa saúde e força. Uma pessoa que age baseada em valores, age com bravura, firmeza e demonstra boa saúde, saúde esta da alma e do corpo, por meio de suas mais variadas qualidades humanas, as tais riquezas.
O combustível, neste caso, passa a ser a virtude, que também tem origem na força moral, porém agrega o significado de “vir” ou “uihro”, que é “homem livre”. Um recado sobre a liberdade de se viver uma vida baseada em valores, ou uma espécie de condição: para exercer a plenitude das qualidades humanas, é preciso liberdade. Não ser livre, neste caso, pode se referir ao que não é uma qualidade moral ou ao que não é determinado por si próprio, ou seja, àquilo que nos prende.
Gosto de um significado para liberdade que a define como o “poder de determinar a si mesmo”, bem coerente com esta reflexão, pois para isso é preciso se livrar da cilada de deixar o outro nos “determinar” ou, até mesmo, do comportamento de “dar ao outro este poder”, o que nos torna vítima do mundo e das pessoas. Li outro dia que “não alcançamos a liberdade buscando a liberdade, mas sim a verdade. A liberdade não é um fim, mas uma consequência.” Essa verdade, a qual se refere o texto incita essência, pois viver em verdade é viver a sua verdade, aquela que sente, pensa e coloca em ação.
E finalmente, para viver a verdade é preciso coragem. Não aquela coragem dos grandes filmes de Hollywood, que está mais pra bravura e destemor. Para entender a verdade da coragem, é preciso entender que sua origem é antiga e, naquela época, acreditava-se que o coração do homem era o centro de todas as coisas, não o cérebro. Coragem, então, vem de “cor” e é a qualidade humana daquele que tem como sede dos seus sentimentos o coração, ou seja, o lugar certo, que origina todas as coisas, o lugar da verdade.
E é no coração, o lugar das emoções, dos sentimentos, das virtudes, dos valores e da própria vida, que moram todas as qualidades humanas. Coragem, em resumo, não é agir com o coração, mas colocar tudo o que tem de melhor dentro dele em prol da vida. Para viver valores e virtudes é preciso coragem, para viver a verdade e, com ela a liberdade é preciso coragem e, mais do que isso, é preciso coragem para descobrir a verdade de si mesmo, sua essência, que mora na sede da vida, o coração.
Fonte:- Portal Consense
Apoio:
xhl


sicredi
Blog
A tecnologia pode ajudar a sustentabilidade do sistema de saúde do Brasil
A discussão de compliance e ética no CQH 2018
Destaques
2019 - Concursos para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde
CQH: Hospital Regional de Presidente Prudente recebe selo
Em 25/10/2018, o Hospital Policlin de Taubaté recebeu selo do Programa CQH
Santa Casa de Limeira recebe Selo de Conformidade do Programa CQH
CQH 2019 - XX CONGRESSO BRASILEIRO DE QUALIDADE EM SERVIÇOS DA SAÚDE e III CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA PREVENTIVA E DE ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE
Haino Burmester é homenageado por trabalho à frente do CQH
Mais Recentes
LIDERANÇA COMO FERRAMENTA DE GESTÃO 12/09/19
PÓS PAGAMENTO EM PLANOS DE SAÚDE 06/09/19
INTELIGENCIA ARTIFICIAL NO PACS OTIMIZA LAUDO RADIOLÓGICO 04/09/19
COPARTICIPAÇÃO 03/09/19
CARREIRA PROFISSIONAL INTERNACIONAL 30/08/19
BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO 29/08/19
FUSÕES E AQUISIÇÕES NO SETOR SAÚDE 22/08/19
ENSINO A DISTANCIA 21/08/19
Mais Lidas
1Manual de Indicadores de Enfermagem NAGEH 2012
2Rumo à Excelência: Critérios para avaliação do desempenho e diagnóstico organizacional
3CQH - Roteiro de Visitas
43º Caderno de Indicadores CQH - 2009
5Manual de Gestão Hospitalar
6Por que e como aderir ao Programa CQH
7Acreditação hospitalar: um movimento inexorável?
8Manual de Gestão Hospitalar do CQH
9Prêmio Nacional da Gestão em Saúde - Ciclo 2015-2016: Regulamento e Instruções para Candidatura
10Manual de Gestão - Organização, Processos e Práticas de Liderança