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ESTRATÉGIAS E PLANOS
Indicador da FNQ mede a maturidade da gestão das empresas
Numa escala de 0 a 100, o nível mediano de aderência das organizações ao Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) foi de 53 pontos, em 2011, o maior índice já registrado desde 1999, ano de início da apuração.
O Indicador Nacional de Maturidade da Gestão (INMG), metodologia inédita criada pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), revela que a qualidade da gestão das empresas brasileiras vem apresentando uma evolução crescente, nos últimos quatro anos. A partir da análise do desempenho das candidatas ao Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), o levantamento mostrou que, numa escala de 0 a 100, o nível mediano de aderência das organizações ao Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) foi de 53 pontos, em 2011, o maior índice já registrado desde 1999, ano de início da apuração. O valor é 10,4% superior ao registrado em 2010, mais de 20% em comparação com 2009 e 47,2% maior que o primeiro dado coletado, há 13 anos.

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Entre as 41 organizações analisadas em 2011, os aspectos da gestão com boas práticas e maior índice de maturidade são a estruturação de ações voltadas à satisfação de clientes e de programas de motivação dos colaboradores, com IMNG de 63 e 62 pontos, respectivamente. Em seguida está a definição de estratégias e planos a curto e longo prazos, a forma de atuação e o engajamento da liderança, além do gerenciamento de informações e conhecimento, todos com INMG de 60 pontos.

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Evolução por critério nos últimos 3 anos


Entre as áreas que ainda precisam ser aprimoradas estão a conquista por melhores resultados (43 pontos), a otimização de processos (58 pontos) e o desenvolvimento de projetos que visam ao bem-estar e qualidade de vida da sociedade (55 pontos).



Fonte: FNQ - Notícias
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