TRANSLATE:
Login
ESTRATÉGIAS E PLANOS
Indicador da FNQ mede a maturidade da gestão das empresas
Numa escala de 0 a 100, o nível mediano de aderência das organizações ao Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) foi de 53 pontos, em 2011, o maior índice já registrado desde 1999, ano de início da apuração.
O Indicador Nacional de Maturidade da Gestão (INMG), metodologia inédita criada pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), revela que a qualidade da gestão das empresas brasileiras vem apresentando uma evolução crescente, nos últimos quatro anos. A partir da análise do desempenho das candidatas ao Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), o levantamento mostrou que, numa escala de 0 a 100, o nível mediano de aderência das organizações ao Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) foi de 53 pontos, em 2011, o maior índice já registrado desde 1999, ano de início da apuração. O valor é 10,4% superior ao registrado em 2010, mais de 20% em comparação com 2009 e 47,2% maior que o primeiro dado coletado, há 13 anos.

imagem


Entre as 41 organizações analisadas em 2011, os aspectos da gestão com boas práticas e maior índice de maturidade são a estruturação de ações voltadas à satisfação de clientes e de programas de motivação dos colaboradores, com IMNG de 63 e 62 pontos, respectivamente. Em seguida está a definição de estratégias e planos a curto e longo prazos, a forma de atuação e o engajamento da liderança, além do gerenciamento de informações e conhecimento, todos com INMG de 60 pontos.

imagem
Evolução por critério nos últimos 3 anos


Entre as áreas que ainda precisam ser aprimoradas estão a conquista por melhores resultados (43 pontos), a otimização de processos (58 pontos) e o desenvolvimento de projetos que visam ao bem-estar e qualidade de vida da sociedade (55 pontos).



Fonte: FNQ - Notícias
Apoio:
xhl


sicredi
Blog
A discussão de compliance e ética no CQH 2018
Destaques
2018 - Concursos para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde
Hospital Netto Campello recebe selo do CQH
Manual de Indicadores de Gestão de Pessoas - 2017
2017 - Concurso para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde
RAS On-line
Gestão Hospitalar - O Papel do Médico Gestor
Mais Recentes
TERCEIRIZAÇÃO 24/05/19
CQH: Hospital Regional de Presidente Prudente recebe selo 21/05/19
BOAS PRÁTICAS GERENCIAIS 20/05/19
VOCÊ SABE SER "CHEFE" 20/05/19
QUEM PAGA A CONTA DA SAÚDE? 17/05/19
BOAS PRÁTICAS NA GESTÃO DE PESSOAS 13/05/19
MAIS VOVÔS QUE NETINHOS 10/05/19
Assembleia dos Hospitais Participantes do CQH - 07/06/2019 07/05/19
GESTÃO DA QUALIDADE EM SAÚDE 25/04/19
Mais Lidas
1Manual de Indicadores de Enfermagem NAGEH 2012
2Rumo à Excelência: Critérios para avaliação do desempenho e diagnóstico organizacional
3CQH - Roteiro de Visitas
43º Caderno de Indicadores CQH - 2009
5Manual de Gestão Hospitalar
6Por que e como aderir ao Programa CQH
7Acreditação hospitalar: um movimento inexorável?
8Prêmio Nacional da Gestão em Saúde - Ciclo 2015-2016: Regulamento e Instruções para Candidatura
9Manual de Gestão Hospitalar do CQH
10Manual de Gestão - Organização, Processos e Práticas de Liderança
Videoaulas
Indicador de homem hora treinamento
Avaliação da Necessidade de Treinamento