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Portais de pacientes: em breve serão realidade na área da saúde
Portais de pacientes são aplicações on-line que permitem aos pacientes interagir e se comunicar com os seus prestadores de cuidados de saúde, como médicos e hospitais.
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Características e benefícios dos portais de pacientes

A característica central que faz com que qualquer sistema seja caracterizado como um portal de paciente é a capacidade de expor informações de saúde individual do paciente, de uma forma segura através da Internet. Além disso, praticamente todos os portais de pacientes permitem que os pacientes interajam de algum modo com os prestadores de cuidados de saúde.

Os portais de pacientes podem beneficiar os pacientes e os prestadores, aumentando a eficiência e a produtividade.

Nos Estados Unidos há incentivos financeiros diretos para que os prestadores implementem portais de pacientes. O governo federal entende que o portal é uma ferramenta importante para melhoria da saúde da população.

Alguns aplicativos do portal do paciente permitem que os pacientes se registrem e preencham formulários on-line, o que pode agilizar visitas a clínicas e hospitais.

Muitos aplicativos do portal também permitiram aos doentes solicitar renovação de receitas de medicamentos, óculos e lentes de contato, acessar os registros médicos, pagar contas, pedir revisão de resultados de laboratório e agendar compromissos médicos.

Portais de pacientes também costumam permitir que os pacientes se comuniquem diretamente com os profissionais de saúde por meio de perguntas, deixando comentários, ou enviando e-mails.

Prestadores de cuidados de saúde nos EUA são obrigados a cumprir com as regulamentações HIPAA - Health Insurance Portability and Accountability Act . Estes regulamentos especificam que as informações do paciente devem ser mantidas em sigilo. Algo tão aparentemente trivial como um nome é visto por HIPAA como informações de saúde protegidas. Por esta razão, a segurança sempre foi uma das principais preocupações para a indústria ao lidar com a adoção de portais de pacientes.

Normalmente, os serviços do portal estão disponíveis na internet, em todas as horas do dia e da noite.

Alguns aplicativos do portal paciente podem existir como sites stand-alone e vender seus serviços para os profissionais de saúde. Outros aplicativos do portal estão integrados no site existente de um hospital ou profissional de saúde. Outros ainda são módulos adicionados para um sistema de registro eletrônico (EMR) existente.

De qualquer forma, o que todos estes serviços tem é a capacidade para permitir os pacientes interagir com a sua própria informação médica através da Internet.


Futuro

As e-visitas (uso remoto de serviços médicos) podem em breve se tornar uma das opções mais usadas de portais de pacientes. A clientela mais provável para captação de e-visitas são pacientes que vivem em áreas rurais remotas, longe de serviços clínicos. Uma sessão de Internet seria muito mais barata e mais conveniente do que viajar uma longa distância, especialmente para questões simples ou pequenas queixas médicas.

As e-visitas, com as funcionalidades adequadas, também permitem que o paciente atualize seus dados de sinais vitais e informação de evolução clínica.

Proporcionando uma caminho que não requer visitas em pessoa para uma clínica, a e-visita pode vir a beneficiar os pacientes e os prestadores de serviços. Muitas organizações verificam que a utilização geral de serviços locais cai quando as e-visitas são implementadas, em alguns lugares, em até 25%. Isso faz com que a e-visita seja uma proposta muito interessante para as empresas de convênios médicos, embora poucas realmente reembolsarão os hospitais, neste momento.

Ref.: wikipedia - patient portal
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