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ESTRATÉGIAS E PLANOS
Conheça melhor o Critério 2 do MEG - Estratégias e Planos
Usuários do portal FNQ querem saber mais informações sobre Estratégias e Planos, critério de excelência que vale até 60 pontos no PNQ.
Em enquete, a FNQ perguntou para os usuários sobre qual critério gostariam de obter mais informações. Estratégias e Planos foi o vencedor com 26,3%. Confira a lista com o resultado final da enquete.

- Estratégias e Planos - 26,3%
- Liderança - 25,4%
- Processos - 19,7%
- Informações e Conhecimento - 11,7%
- Pessoas - 7,6%
- Clientes - 6,4%
- Sociedade - 3,2%


Entenda o critério

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No atual cenário em que vivemos, a estratégia se torna o elemento chave para a criação de diferenciais competitivos que contribuem para a criação de valor para as partes interessadas. Estratégia é: “Caminho escolhido para concentrar esforços no sentido de alcançar os objetivos da organização e realizar sua visão de futuro”, de acordo com o glossário dos Critérios de Excelência (FNQ – 19ª Edição).

Pode-se dizer que o Critério Estratégias e Planos traduz, primordialmente, o fundamento da excelência Visão de futuro, uma vez que determina os elementos de análise do ambiente externo onde a organização efetuará as suas transações.

O Critério de Excelência Estratégias e Planos aborda os processos gerenciais para lidar com estratégias e planos da organização. Ou seja, são avaliadas as metodologias usadas para a definição da estratégia e planejamento. Para isso, está separado em dois temas principais: Formulação das Estratégias e Implementação das Estratégias, cada um vale até 30 pontos para o Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ). Lembrando que, ao se candidatar para a premiação, é necessário descrever como é feito o processo de formulação e implementação das estratégias e planos, e não os resultados e a estratégia em si.

Para o primeiro item, são avaliados: as metodologias usadas para as análises de macroambientes e o setor de atuação da organização, o mercado de atuação, o ambiente interno, a definição das estratégias e o modelo de negócio.

Já no segundo, são avaliadas: as metodologias de definição de indicadores, metas e planos de ação, o desdobramento das metas e dos planos de ação, a comunicação das estratégias, metas e planos de ação e o monitoramento da implementação dos planos de ação.

Ao montar o seu Planejamento Estratégico, você deve responder às seguintes perguntas:

- Onde estamos?
- Onde queremos estar?
- Como poderemos chegar lá?
- Qual o melhor caminho?
- Como assegurar que chegaremos?


Fonte: website FNQ
Apoio:
xhl


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