TRANSLATE:
Login
EXCELÊNCIA EM GESTÃO
A ideia de avaliar a ética como componente da qualidade hospitalar está ganhando força
Ferramentas para avaliar como unidades de saúde estão lidando com a ética estão em sua infância. Mas a rede de saúde de veteranos (Veterans Affairs Health System - VA) uma das maiores dos Estados Unidos com mais de 1.700 unidades de saúde está desenvolvendo uma experiência nesta área.
Quantas vezes um médico tem tempo suficiente para discutir uma recomendação de tratamento com um paciente?

Será que um médico deveria ser relutante em levantar preocupações se acha que as habilidades clínicas de um colega não são boas?

Quantas vezes documentos com as informações de um paciente são deixadas em locais onde outros pacientes, parentes ou membros da equipe pode ver o material sensível?

Estas são apenas algumas das perguntas que o Centro Nacional de Ética em Cuidados de Saúde nos EUA esta verificando no Sistema de Saúde VA. O objetivo é ajudar as unidades em ver o que eles estão fazendo bem em termos de ética e apontar as áreas onde eles poderiam estar fazendo mais.

O conceito é semelhante aos esforços para avaliar a qualidade dos cuidados, perguntando sobre questões processuais, como a forma como os médicos estão ajudando o controle da hipertensão de pacientes ou se os hospitais estão mantendo as taxas de infecção baixa.

As avaliações éticas, porém, não são tão comuns, e as pesquisas não amarram pagamentos com a pontuação das unidades. No entanto, a ideia de medir a ética como um componente da qualidade do atendimento está ganhando força, e líderes no campo dizem que sua hora chegou.

"Isto é sobre o gerenciamento de ética da mesma maneira como você gerencia a qualidade dos cuidados de saúde", disse Ellen Fox, MD, chefe de ética oficial de cuidados de saúde para o Veterans Health Administration. "A qualidade de Ética é uma área importante que pode ter um efeito dramático sobre a saúde, incluindo decisões de vida ou morte. ... Um programa de ética eficaz promove uma melhor assistência ao paciente, uma melhor satisfação do paciente, melhor eficiência ".

O VA, maior sistema de saúde do país está compartilhando através de seu programa IntegratedEthics como define ética e as metas para as suas unidade e, em seguida, avaliam e ajudam a melhorá-lás através de uma ampla gama de questões éticas. O VA lançou o modelo abrangente para a gestão da ética nas organizações de saúde, em 2007, depois que ele correu como um projeto de demonstração com 25 hospitais em 2006.

"Essas ferramentas de avaliação são projetados para dar uma visão tipo grande-retrato", disse Dr. Fox. "Isso é algo que tem faltado na área."

O Centro Nacional de Ética em Saúde publicou uma série de artigos esse ano descrevendo sua grande empreitada para avaliar e gerir a ética no sistema VA. A edição de janeiro-março da American Journal of Bioethics, apresentou sete artigos que descrevem a experiência do VA em avaliar a qualidade ética.


Fonte: traduzido de amednews.com
Apoio:
xhl


sicredi
Blog
A discussão de compliance e ética no CQH 2018
Destaques
2018 - Concursos para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde
Hospital Netto Campello recebe selo do CQH
Manual de Indicadores de Gestão de Pessoas - 2017
2017 - Concurso para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde
RAS On-line
Gestão Hospitalar - O Papel do Médico Gestor
Mais Recentes
BOAS PRÁTICAS GERENCIAIS 20/05/19
VOCÊ SABE SER "CHEFE" 20/05/19
QUEM PAGA A CONTA DA SAÚDE? 17/05/19
BOAS PRÁTICAS NA GESTÃO DE PESSOAS 13/05/19
MAIS VOVÔS QUE NETINHOS 10/05/19
COMUNICAÇÃO 09/05/19
Assembleia dos Hospitais Participantes do CQH - 07/06/2019 07/05/19
GESTÃO DA QUALIDADE EM SAÚDE 25/04/19
Em 25/10/2018, o Hospital Policlin de Taubaté recebeu selo do Programa CQH 23/04/19
Mais Lidas
1Manual de Indicadores de Enfermagem NAGEH 2012
2Rumo à Excelência: Critérios para avaliação do desempenho e diagnóstico organizacional
3CQH - Roteiro de Visitas
43º Caderno de Indicadores CQH - 2009
5Manual de Gestão Hospitalar
6Por que e como aderir ao Programa CQH
7Acreditação hospitalar: um movimento inexorável?
8Prêmio Nacional da Gestão em Saúde - Ciclo 2015-2016: Regulamento e Instruções para Candidatura
9Manual de Gestão Hospitalar do CQH
10Manual de Gestão - Organização, Processos e Práticas de Liderança
Videoaulas
Indicador de homem hora treinamento
Avaliação da Necessidade de Treinamento