TRANSLATE:
Login
ESTRATÉGIAS E PLANOS
Por que boas estratégias falham?
Nos últimos três anos, do total de estratégias formuladas por mais de 500 empresas, 44% fracassaram, segundo pesquisa do Project Management Institute - The Economist
E mais: 61% dos entrevistados admitem que suas empresas precisam se esforçar para preencher a lacuna entre a elaboração da estratégia e sua implementação no dia a dia.

A maioria das grandes empresas sabe que é preciso traçar boas estratégias para alcançar o sucesso, mas grande parte delas ainda falham na implementação dessas ideias. É o que aponta um estudo da associação mundial Project Management Institute (PMI), feito em parceria com a unidade de inteligência da The Economist.

imagem


Download do Relatório nova aba

De acordo com a pesquisa conduzida em março de 2013 e divulgada no Brasil nesta semana, dos 587 executivos globais seniores ouvidos, 88% reconhecem que é importante entregar resultados baseados no plano estratégico. Mas, nos últimos três anos, 44% dos planos estratégicos delineados por eles não foram bem sucedidos. Veja porque eles falham:


Falta de habilidade para o gerenciamento de mudanças

Para os executivos ouvidos na pesquisa, a principal barreira para a implementação das estratégias é a falta de habilidades para gerenciamento de mudanças (45%). A falta de recursos vem em segundo lugar, com 29%


Falta de treinamento e qualificação do pessoal

Entre os pesquisados, apenas 41% afirmaram que suas companhias contam com pessoal qualificado para colocar as iniciativas em prática. Além disso, no que diz respeito a quem coordena essas ações, apenas 18% dizem que contratar pessoas com habilidades e talentos de liderança para dirigir a aplicação das estratégias é uma prioridade, enquanto 11% dizem que suas corporações consideram muito importante desenvolver essas características em executivos que já estão lá dentro.


Falta de apoio dos membros do alto escalão

28% dos executivos disseram que projetos individuais para aplicar estratégias, normalmente, não têm o apoio necessário dos membros do alto escalão. “Os líderes devem ter um papel efetivo em cada elemento da implementação do projeto, o que inclui a priorização de iniciativas e alocação de recursos”.


Razões do sucesso

Veja agora o que eles consideram que são as principais razões do sucesso das estratégias nas corporações:

imagem



A presença do líder é fundamental

Compare o envolvimento do líder nas empresas consideradas melhores executoras e nas outras:

imagem



Fonte: pmi.org e exame.com - Luísa Melo
Apoio:
xhl


sicredi
Blog
A discussão de compliance e ética no CQH 2018
Destaques
2018 - Concursos para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde
Hospital Netto Campello recebe selo do CQH
Manual de Indicadores de Gestão de Pessoas - 2017
2017 - Concurso para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde
RAS On-line
Gestão Hospitalar - O Papel do Médico Gestor
Mais Recentes
TERCEIRIZAÇÃO 24/05/19
CQH: Hospital Regional de Presidente Prudente recebe selo 21/05/19
BOAS PRÁTICAS GERENCIAIS 20/05/19
VOCÊ SABE SER "CHEFE" 20/05/19
QUEM PAGA A CONTA DA SAÚDE? 17/05/19
BOAS PRÁTICAS NA GESTÃO DE PESSOAS 13/05/19
MAIS VOVÔS QUE NETINHOS 10/05/19
Assembleia dos Hospitais Participantes do CQH - 07/06/2019 07/05/19
GESTÃO DA QUALIDADE EM SAÚDE 25/04/19
Mais Lidas
1Manual de Indicadores de Enfermagem NAGEH 2012
2Rumo à Excelência: Critérios para avaliação do desempenho e diagnóstico organizacional
3CQH - Roteiro de Visitas
43º Caderno de Indicadores CQH - 2009
5Manual de Gestão Hospitalar
6Por que e como aderir ao Programa CQH
7Acreditação hospitalar: um movimento inexorável?
8Prêmio Nacional da Gestão em Saúde - Ciclo 2015-2016: Regulamento e Instruções para Candidatura
9Manual de Gestão Hospitalar do CQH
10Manual de Gestão - Organização, Processos e Práticas de Liderança
Videoaulas
Indicador de homem hora treinamento
Avaliação da Necessidade de Treinamento