TRANSLATE:
Login
INFORMAÇÃO, CONHECIMENTO E TECNOLOGIAS
A nova era dos algoritmos: Como isso afeta a maneira como vivemos
O “Big Data” impacta como trabalhamos, elegemos nossos presidentes, e controlamos doenças.
imagem


Eles trabalham algumas centenas de metros de um dos bens mais valiosos da Biblioteca do Congresso Americano: a cópia pergaminho da Bíblia impressa em 1455 por Johann Gutenberg, inventor do tipo móvel . Mas quase seis séculos mais tarde, Jane Mandelbaum e Thomas Youkel têm uma tarefa inimaginável por Gutenberg.

Os pesquisadores estão liderando uma equipe que está arquivando quase cada tweet enviado desde que o Twitter começou em 2006. Há um fluxo de meio bilhão de tweets emntrando em computadores da biblioteca a cada dia.

A pergunta : Como eles podem armazenar os tweets para que se tornem uma ferramenta significativa para os pesquisadores - uma espécie de transcrição digital que fornece insights sobre o fluxo diário de história?

Milhares de quilômetros de distância , Arnold Lund tem uma tarefa diferente. Sr. Lund administra um laboratório para a General Electric, uma empresa que ainda exibe a mesa de seu fundador , Thomas Edison, em sua sede de pesquisa em Niskayuna, NY. Mas mesmo Edison pode precisar de treinamento antes de ele compreender todas as dimensões de um dos Lund do projetos.
A pergunta de Lund : Como podem as empresas de energia aproveitar o poder de dados para prever que árvores vão cair na rede elétrica durante uma tempestade - permitindo-lhes assim evitar apagões antes que eles aconteçam?


Controle de Doenças

O trabalho de Richard Rothman , professor da Johns Hopkins University, em Baltimore, é mais fundamental: salvar vidas. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) em Atlanta prevê surtos de gripe, uma vez que analisa os relatórios de hospitais . Isso leva semanas. Em 2009, um estudo parece sugerir que pesquisadores podem prever surtos muito mais rápido através da análise de milhões de buscas no Google .

Consultas como " Meu filho está doente " sinalizou um surto de gripe antes do CDC soubesse que haveria um.
Isso representava uma nova pergunta para Dr. Rothman e seu colega Andrea Dugas: Google pode ajudar a prever surtos de gripe em tempo para permitir que hospitais como o da Universidade Johns Hopkins ficassem preparados ?

Eles fazem perguntas diferentes . Mas todos esses cinco pesquisadores fazem parte do novo mundo do “Big Data” - um fenômeno que pode , para melhor ou pior, revolucionar todas as facetas da vida, da cultura e, assim , até mesmo o planeta. De coibir a criminalidade urbana para calcular a eficácia do backhand de um jogador de tênis , os pesquisadores estão agora coletando e análisando grandes quantidades de dados para prever comportamentos humanos, resolver problemas, identificar os hábitos de compras , frustrar os terroristas - tudo, muito além de prever que roteiros de cinema podem fazer blockbusters de sucesso em Hollywood.

Apenas quatro anos atrás, alguém queria fazer uma entrada na Wikipedia sobre “Big Data”. Wikipedia disse que não, não havia nada de especial sobre o termo - ele só combinou duas palavras comuns. Hoje, Big Data parece em toda parte, inaugurando o que os defensores consideram algumas das maiores mudanças desde Euclides.


Fonte: traduzido de - cover story in the Aug. 12 - The Christian Science MonitorWeekly.
Apoio:
xhl


sicredi
Blog
A discussão de compliance e ética no CQH 2018
Destaques
2018 - Concursos para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde
Hospital Netto Campello recebe selo do CQH
Manual de Indicadores de Gestão de Pessoas - 2017
2017 - Concurso para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde
RAS On-line
Gestão Hospitalar - O Papel do Médico Gestor
Mais Recentes
TERCEIRIZAÇÃO 24/05/19
CQH: Hospital Regional de Presidente Prudente recebe selo 21/05/19
BOAS PRÁTICAS GERENCIAIS 20/05/19
VOCÊ SABE SER "CHEFE" 20/05/19
QUEM PAGA A CONTA DA SAÚDE? 17/05/19
BOAS PRÁTICAS NA GESTÃO DE PESSOAS 13/05/19
MAIS VOVÔS QUE NETINHOS 10/05/19
Assembleia dos Hospitais Participantes do CQH - 07/06/2019 07/05/19
GESTÃO DA QUALIDADE EM SAÚDE 25/04/19
Mais Lidas
1Manual de Indicadores de Enfermagem NAGEH 2012
2Rumo à Excelência: Critérios para avaliação do desempenho e diagnóstico organizacional
3CQH - Roteiro de Visitas
43º Caderno de Indicadores CQH - 2009
5Manual de Gestão Hospitalar
6Por que e como aderir ao Programa CQH
7Acreditação hospitalar: um movimento inexorável?
8Prêmio Nacional da Gestão em Saúde - Ciclo 2015-2016: Regulamento e Instruções para Candidatura
9Manual de Gestão Hospitalar do CQH
10Manual de Gestão - Organização, Processos e Práticas de Liderança
Videoaulas
Indicador de homem hora treinamento
Avaliação da Necessidade de Treinamento