TRANSLATE:
Login
INFORMAÇÃO, CONHECIMENTO E TECNOLOGIAS
Cirurgia robótica hospitalar
Conheça a cirurgia mediada por robôs: pode haver algumas vantagens em relação à cirurgia laparoscópica tradicional mas os custos ainda são elevados
Alternativas de cirurgias

Há duas maneiras básicas para fazer uma cirurgia. Na cirurgia aberta, o cirurgião faz uma grande incisão para estudar e trabalhar diretamente no interior do corpo . Na laparoscopia (cirurgia minimamente invasiva), o cirurgião faz uma ou mais incisões pequenas e insere uma luz, uma câmera e pinças nas aberturas.

Muitos tipos de procedimentos cirúrgicos abertos agora podem ser feito por laparoscopia. As vantagens incluem incisões menores, menos perda de sangue (e menor necessidade de transfusões), menos dor enquanto se recuperava, e internações mais curtas. As desvantagens incluem ferramentas rígidas, uma necessidade para o cirurgião de operar ferramentas em um espaço apertado, e a visão do cirurgião é em uma tela de vídeo convencional, que pode ser confuso.

imagem


Na parte inferior da figura acima, um cirurgião realiza um procedimento cirúrgico com equipamento de muito alta tecnologia. Originalmente projetado para uso em campos de batalha, hoje, o "robô" tornou-se a mais recente tecnologia em hospitais de todo o mundo.


O que é a cirurgia robótica ?

A cirurgia robótica é um tipo mais recente de cirurgia laparoscópica. O cirurgião faz pequenas incisões, mas os instrumentos de trabalho entram através de um dispositivo robótico. O cirurgião fica em um console a distância e opera os braços do robô, que por sua vez movem ferramentas pequenas dentro do corpo do paciente.

Há muitas vantagens da cirurgia robótica. O cirurgião pode ver uma imagem de alta qualidade, 3-D e pode mover suas mãos e pulsos com mais naturalidade. O robô pode reduzir os tremores nos movimentos do cirurgião e é útil para a cirurgia em espaços apertados no corpo. A cirurgia robótica é particularmente útil para determinados tipos de procedimentos em que o acesso é difícil.

As desvantagens incluem uma curva de aprendizagem significativa para os cirurgiões para se tornarem totalmente especialistas. Alguns cirurgiões sentem com a perda da "sensação" de contato direto com os órgãos do paciente. E a cirurgia robótica leva mais tempo, independentemente da experiência do cirurgião.


O que os estudos dizem?

Existem poucos estudos bem desenhados da cirurgia robótica em comparação com a cirurgia laparoscópica tradicional. Um estudo recente descobriu que não havia nenhuma vantagem para os pacientes para a cirurgia robótica, e custa muito mais do que a cirurgia laparoscópica tradicional.


Custo

Robôs podem custar de US$ 1,5 milhões a 1,75 milhões dólares cada, mais as despesas de manutenção anual e os instrumentos descartáveis necessários. Não existe concorrência para reduzir os custos de produção, no Estados Unidos, apenas um sistema tem aprovação do FDA.

Sem melhores avaliações, é difícil para os hospitais justificarem o preço de compra. No final, os doentes irão pagar o aumento de custos totais.


Fonte: traduzido de JAMA. 2013;310(10):1086.
Apoio:
xhl


sicredi
Blog
A discussão de compliance e ética no CQH 2018
Destaques
2018 - Concursos para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde
Hospital Netto Campello recebe selo do CQH
Manual de Indicadores de Gestão de Pessoas - 2017
2017 - Concurso para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde
RAS On-line
Gestão Hospitalar - O Papel do Médico Gestor
Mais Recentes
TERCEIRIZAÇÃO 24/05/19
CQH: Hospital Regional de Presidente Prudente recebe selo 21/05/19
BOAS PRÁTICAS GERENCIAIS 20/05/19
VOCÊ SABE SER "CHEFE" 20/05/19
QUEM PAGA A CONTA DA SAÚDE? 17/05/19
BOAS PRÁTICAS NA GESTÃO DE PESSOAS 13/05/19
MAIS VOVÔS QUE NETINHOS 10/05/19
Assembleia dos Hospitais Participantes do CQH - 07/06/2019 07/05/19
GESTÃO DA QUALIDADE EM SAÚDE 25/04/19
Mais Lidas
1Manual de Indicadores de Enfermagem NAGEH 2012
2Rumo à Excelência: Critérios para avaliação do desempenho e diagnóstico organizacional
3CQH - Roteiro de Visitas
43º Caderno de Indicadores CQH - 2009
5Manual de Gestão Hospitalar
6Por que e como aderir ao Programa CQH
7Acreditação hospitalar: um movimento inexorável?
8Prêmio Nacional da Gestão em Saúde - Ciclo 2015-2016: Regulamento e Instruções para Candidatura
9Manual de Gestão Hospitalar do CQH
10Manual de Gestão - Organização, Processos e Práticas de Liderança
Videoaulas
Indicador de homem hora treinamento
Avaliação da Necessidade de Treinamento