TRANSLATE:
header_logo
Login
LIDERANÇA
O que 'Star Trek' pode lhe ensinar sobre reuniões
Em uma galáxia muito, muito distante, as reuniões são curtas, eficientes e sempre terminam com uma ação decisiva clara. Veja como trazer esses princípios para a Terra.
imagem


Ok, eu sei que este tema pode parecer um pouco esquisito, mas fique comigo - estou falando sério. Estou convencido de que as reuniões que ocorrem dentro episódios de ‘Star Trek’ e outros filmes são modelos superlativos de como você deve executar reuniões no escritório. Aqui está o porquê:


1. Reuniões só acontecem quando é necessária uma decisão.

Em ‘Star Trek’, as reuniões acontecem quando há uma crise e o chefe (ou seja, o capitão) deve decidir o que fazer. Eles nunca têm reuniões "para compartilhar informações" ou "chegar a um consenso", e ninguém está sempre obrigado a sentar-se para uma apresentação do PowerPoint de uma hora ou uma discussão de um dia inteiro de que o “novo projeto” realmente significa.


2. Todo mundo chega na hora e totalmente preparado.

Em ‘Star Trek’, eles nunca passam por cima de alguém que perdeu algo porque estava atrasado para a reunião ou passam a primeira parte da reunião deixando todo mundo esquentar. Sim, eu percebo que é porque seria chato de assistir isso na TV, mas, hey, é chato na vida real, também.


3. As entradas são limitadas a duas a três frases.

Em ‘Star Trek’, as reuniões são normalmente limitados ao menor número possível de pessoas e cada participante só fornece a quantidade mínima de informações necessárias para o chefe para tomar uma boa decisão. Reuniões não são campo para guerras territoriais departamentais, porque simplesmente não há nenhum tempo para gastar em tal absurdo.


4. Conceitos técnicos complexos são simplificados.

Em ‘Star Trek’, cada vez que Spock diz algo como "a brecha fará com que a barreira dimensional interspacial oscile", alguém pergunta: "Como uma tira de borracha?" e Spock " Exatamente."

Eu percebo, é claro, que as explicações são simplificados porque os telespectadores precisam seguir o enredo, mas, adivinhe : os não-técnicos em suas reuniões precisa entender o que o técnico disse, e uma analogia simples é uma ótima maneira de fazer isto.

5. A decisão encerra a reunião.

Em ‘Star Trek’, todo mundo sai da reunião sabendo exatamente o que aconteceu e o que fazer em seguida. Eles não perdem muita energia questionando a decisão e que, certamente, não perca tempo discutindo coisas que já foi discutido até a morte na última reunião. Finalmente, e mais importante, em ‘Star Trek’ que é decidido realmente é feito.

Agora, você pode pensar que a execução de uma reunião dessa forma é ir onde nenhuma equipe tenha ido antes, mas eu vou dizer uma coisa. Estive em reuniões da vida real que eram exatamente assim. Não em um monte delas, eu admito, mas mais do que algumas.

Então, se você participa de reuniões, eu tenho três palavras curtas de conselho: "Faças-as assim".


Fonte: por Geoffrey James, traduzido de inc.com
Apoio:
xhl


sicredi
Blog
A tecnologia pode ajudar a sustentabilidade do sistema de saúde do Brasil
A discussão de compliance e ética no CQH 2018
Destaques
2019 - Concursos para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde
CQH: Hospital Regional de Presidente Prudente recebe selo
Em 25/10/2018, o Hospital Policlin de Taubaté recebeu selo do Programa CQH
Santa Casa de Limeira recebe Selo de Conformidade do Programa CQH
Haino Burmester é homenageado por trabalho à frente do CQH
Hospital Netto Campello recebe selo do CQH
Mais Recentes
LIDERES TÍMIDOS 22/07/19
BOAS PRÁTICAS NA GESTÃO DE PESSOAS 22/07/19
BOAS PRÁTICAS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA 22/07/19
TREINAMENTO CORPORATIVO 22/07/19
SAÚDE CORPORATIVA 19/07/19
AFINAL, O QUE É COOPERATIVISMO? 16/07/19
BOAS PRÁTICAS GERENCIAIS 16/07/19
TRABALHO TEMPORÁRIO 15/07/19
MINDFULNESS 01/07/19
2019 - Concursos para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde 28/06/19
Mais Lidas
1Manual de Indicadores de Enfermagem NAGEH 2012
2Rumo à Excelência: Critérios para avaliação do desempenho e diagnóstico organizacional
3CQH - Roteiro de Visitas
43º Caderno de Indicadores CQH - 2009
5Manual de Gestão Hospitalar
6Por que e como aderir ao Programa CQH
7Acreditação hospitalar: um movimento inexorável?
8Manual de Gestão Hospitalar do CQH
9Prêmio Nacional da Gestão em Saúde - Ciclo 2015-2016: Regulamento e Instruções para Candidatura
10Manual de Gestão - Organização, Processos e Práticas de Liderança