TRANSLATE:
Login
LIDERANÇA
Cuidado com seu humor: ele define a cultura da empresa
A maneira como você trata seus funcionários e atende clientes é o que molda o comportamento de toda a equipe
Quem nunca teve um dia ruim, daqueles em que se tem a sensação de que tudo está dando errado? Para o gestor, especialmente o que está na fase inicial, todo cuidado é pouco em dias como esses. Cada movimento da sobrancelha manda uma mensagem para toda a organização. Se você não estiver bem, esse sentimento tende a se espalhar por toda a equipe, feito rastilho de pólvora.

O gestor define a cultura de sua empresa por meio de sua personalidade. Aquela velha história de “faça o que eu digo e não o que eu faço” quase nunca funciona, pois essa influência é muito maior do que o gestor imagina.

A forma como você cuida dos seus clientes molda o atendimento no seu negócio. É quase um treinamento por “osmose”, mais relevante do que qualquer curso em sala de aula. A maneira como você trata os subordinados determina como eles tratam uns aos outros. Portanto, independentemente das características de sua personalidade, pense que você tem uma responsabilidade maior: a de ser o exemplo do que gostaria de ver em seus colaboradores.

A atenção que você dá a determinados detalhes, como venda, qualidade ou organização, será o balizador de como os demais se voltarão para esses aspectos. Se você deseja ter vendas espetaculares, oferecer um serviço encantador, com qualidade nota mil, saiba que muito depende de você, e não só da sua equipe.

Não há treinamento no mundo que mude determinadas características natas das pessoas que estão no seu time. Por isso, selecionar quem tem o perfil correto para colaborar com seu negócio é fundamental para ter um resultado excepcional. Afinal, nem mesmo o melhor treinamento em atendimento ao cliente fará uma pessoa muito tímida ou agressiva mudar sua personalidade.

A saída é encontrar pessoas que curtam seu produto, se identifiquem com sua marca e valorizem o seu negócio. Pode demorar um pouco, mas vale muito a pena. Todos serão representantes da empresa e de seus produtos diante dos clientes. Mas não adianta investir em pessoas que só trabalham bem enquanto você está presente. É a cultura que deve moldar o comportamento da equipe, e não o circuito interno de TV monitorando cada movimento.

Todos temos problemas. Se o dia não está bacana, tente não passar para sua equipe a sua falta de paciência ou chateação – isso só multiplicará o efeito negativo. Mantenha a calma: o otimismo é contagioso, e não há ninguém que acredite mais no seu negócio do que você mesmo. Por isso, enfrente os obstáculos com sorriso e mão na massa, afinal empreender é concretizar sonhos, e a motivação que nos move também nos fortalece para superar qualquer percalço.


Fonte: Por Leila Velez em revista PEGN - 17/01/14
Apoio:
xhl


sicredi
Blog
A discussão de compliance e ética no CQH 2018
Destaques
2018 - Concursos para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde
Hospital Netto Campello recebe selo do CQH
Manual de Indicadores de Gestão de Pessoas - 2017
2017 - Concurso para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde
RAS On-line
Gestão Hospitalar - O Papel do Médico Gestor
Mais Recentes
BOAS PRÁTICAS GERENCIAIS 20/05/19
VOCÊ SABE SER "CHEFE" 20/05/19
QUEM PAGA A CONTA DA SAÚDE? 17/05/19
BOAS PRÁTICAS NA GESTÃO DE PESSOAS 13/05/19
MAIS VOVÔS QUE NETINHOS 10/05/19
COMUNICAÇÃO 09/05/19
Assembleia dos Hospitais Participantes do CQH - 07/06/2019 07/05/19
GESTÃO DA QUALIDADE EM SAÚDE 25/04/19
Em 25/10/2018, o Hospital Policlin de Taubaté recebeu selo do Programa CQH 23/04/19
Mais Lidas
1Manual de Indicadores de Enfermagem NAGEH 2012
2Rumo à Excelência: Critérios para avaliação do desempenho e diagnóstico organizacional
3CQH - Roteiro de Visitas
43º Caderno de Indicadores CQH - 2009
5Manual de Gestão Hospitalar
6Por que e como aderir ao Programa CQH
7Acreditação hospitalar: um movimento inexorável?
8Prêmio Nacional da Gestão em Saúde - Ciclo 2015-2016: Regulamento e Instruções para Candidatura
9Manual de Gestão Hospitalar do CQH
10Manual de Gestão - Organização, Processos e Práticas de Liderança
Videoaulas
Indicador de homem hora treinamento
Avaliação da Necessidade de Treinamento