Auditoria de contas ambulatoriais no sistema único de saúde no estado do Piauí

Djalma Ribeiro Costa

Resumo


Introdução: O acesso universal, integral e igual à saúde depende de controle e fiscalização da produção da atenção à saúde no Sistema Único de Saúde, principalmente na atenção ambulatorial, porquanto é a partir dela que surgem todas as demais necessidades de investimento no setor saúde. Conhecer os pormenores da produção ambulatorial permite entender como se dá o financiamento do setor saúde e a eficácia das políticas públicas voltadas para o setor. Objetivo: conhecer a evolução histórica da produção ambulatorial no SUS no Estado do Piauí. Metodologia: Realizou-se uma análise de série temporal da produção ambulatorial no Estado do Piauí de modo global e estratificado através de informações disponíveis no DATASUS. Resultados e discussão: Encontrou-se uma produção com tendência histórica crescente sugerindo eficácia cumulativa da auditoria de contas no SUS, porém com alguns achados adversos como maior produção de alta complexidade, por atendimentos de urgência e por agravos externos e concentração da produção no Colegiado Intergestor Regional do Entre Rios, onde está a capital do Estado. Conclusão: a produção ambulatorial no SUS no Estado do Piauí tem apresentado tendência crescente, porém com fatores adversos gerenciais.


Texto completo:

HTML PDF

Referências


_______. Coleção Para Entender a Gestão do SUS. A Gestão do SUS. Brasília: CONASS, 2015.

_______. Coleção Para Entender a Gestão do SUS. Assistência de Média e Alta Complexidade no SUS. Brasília: CONASS, 2011.

BRASIL. Ministério da Saúde. Curso Básico de Vigilância Epidemiológica. Brasília: Ministério da Saúde, 2005.

_______. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Cadernos de Atenção Primária, n. 28, vol. I. Acolhimento à demanda espontânea. Brasília: Ministério da Saúde, 2011.

_______. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Articulação Interfederativa. Cadernos de Informações para a Gestão Interfederativa no SUS. Brasília: Ministério da Saúde, 2012.

_______. Ministério da Saúde. O SUS de A a Z: Garantindo Saúde aos Municípios. 3ª ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2009.




DOI: http://dx.doi.org/10.23973/ras.68.44

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


_______________________________________________

Revista de Administração em Saúde
ISSN 2526-3528 (online)

Associação Brasileira de Medicina Preventiva e Administração em Saúde
Avenida Brigadeiro Luis Antonio, 278 - 7o andar
CEP 01318-901 - São Paulo-SP
Telefone: (11) 3188-4213 - E-mail: ras@apm.org.br