Construção de uma tecnologia voltada para o manejo inicial de pacientes acometidos por acidente vascular cerebral

Maria Ruth Brandão Sales

Resumo


Introdução: A utilização de tecnologia no cuidado assistencial é crucial, favorecendo a interação entre equipe de saúde e usuários. Destaca-se dessa maneira, a necessidade de construir estratégias de prevenção, bem como adequado manejo de abordagem na condição aguda e inicial ao acidente vascular cerebral (AVC). Objetivo: desenvolver uma tecnologia voltada ao acolhimento de clientes com suspeita de AVC atendidos em serviços de emergência. Métodos: Trata-se de um estudo metodológico, de abordagem qualitativa, onde foram seguidos quatro passos: primeiramente um levantamento bibliográfico sobre publicações referentes ao atendimento inicial ao paciente vítima de AVC, após selecionar os estudos houve a composição de conteúdo, seguido da organização dos elementos e estruturação da ficha, finalizado com a produção da ficha. A busca de dados foi feita na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), onde foram pesquisados os descritores “Acidente Vascular Cerebral”, “Acolhimento”, “Assistência”, “Qualidade dos Cuidados de Saúde” e “Medicina de Emergência”, utilizando o operador booleano “ande quatro cruzamentos na BVS. Resultados: Foi necessário a inclusão de 8 documentos do Ministério da Saúde e outros de órgãos não governamentais para melhor fundamentação do estudo, totalizando desta maneira um compilado de 16 publicações. A organização da ficha de acolhimento ficou disponível em tópicos, em uma folha de papel A4, com layout de margens simples e na posição horizontal, sendo composta por elementos chaves e denominadas da seguinte forma: preenchimento do cabeçalho da ficha, acolhimento com classificação de risco, sinais vitais, tempo resposta de exames de imagem e laboratoriais e escalas aplicadas no atendimento inicial de pacientes acometidos com AVC. Conclusões: A construção da Ficha de acolhimento do Cliente com Suspeita de AVC, servirá como estratégia no manejo dos pacientes com AVC, direcionando os fluxos no serviço de saúde que disponha dos exames descritos no instrumento, agregando ainda o ensejo de mudanças que perpassam fluxo e rotinas, como a aquisição de equipamentos e recrutamento de novos profissionais para aprimoramento da execução integral da linha de cuidado.

Palavras-chave: acidente Vascular Cerebral, Acolhimento, Assistência, Qualidade dos Cuidados de Saúde, Medicina de Emergência

 

ABSTRACT

Introduction: The use of technology in health care is crucial, favoring the interaction between the health team and users. In this way, the need to build prevention strategies is highlighted, as well as an adequate management approach in the acute and initial condition of stroke. Objective: to develop a technology aimed at welcoming clients with suspected strokes treated in emergency services. Methods: This is a methodological study, with a qualitative approach, in which four steps were followed: first, a bibliographic survey on publications referring to the initial care for stroke victims, after selecting the studies, there was the content composition, followed by the Organization of elements and structuring of the form, ended with the production of the form. The search for data was carried out at the Virtual Health Library (VHL), where the descriptors "Stroke", "Reception", "Assistance", "Quality of Health Care" and "Emergency Medicine" were adopted, using the boolean operator “and” and four crossings in the VHL. Results: It was necessary to include 08 documents from the Ministry of Health and others from non-governmental bodies to better justify the study, thus totaling a compilation of 16 publications. The organization of the reception form was available in topics, on an A4 sheet of paper, with a simple margin layout and in a horizontal position, consisting of key elements and named as follows: filling the header of the form, reception with risk classification, vital signs, response time for image and laboratory examinations and scales applied in the initial care of stroke patients. Conclusions: The construction of the Patient Reception Form with Suspected Stroke will serve as a strategy in the management of stroke patients, directing the flows in the health service that has the exams described in the instrument, also adding the opportunity for changes that flow through and routines, such as the acquisition of equipment and the recruitment of new professionals to improve the full execution of the care line

 

Keywords: Stroke, Reception, Assistance, Quality of Health Care, Emergency Medicine

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DOI: http://dx.doi.org/10.23973/ras.84.218

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