Dividindo a experiência de gestão médica no maior serviço privado de urgência pediátrica do país

Felipe Monti Lora

Resumo


O autor relata a sua experiência de oito anos (2013-2021) a frente da gestão médica do pronto-socorro do Sabará Hospital Infantil, São Paulo SP, maior serviço privado de urgência pediátrica do país. O gestor, neste período, enfrentou excessiva demanda de atendimento com insatisfação de pacientes, dificuldades para gerir equipes desmotivadas por pobre modelo de atendimento e de remuneração. Foram formuladas ações, em um planejamento de cinco anos, baseadas na: a) integração pelo conhecimento não técnico, ensinando ao profissional como o mercado o valoriza; b) predileção pela qualidade em grupo: simbolizada pela conquista da acreditação Joint Commission InternationaI; c) atratividade competitiva: equiparação de honorários com mercado e remuneração por mérito; e d) desenvolvimento de novo conceito de produtividade médica com o comprometimento do profissional com a eficiência operacional. As ações levaram ao aumento na velocidade de atendimento da equipe entre 15% e 25%, dependendo do mês. Houve um salto de honorários na ordem de 15% a 100% dependendo da faixa. Foi possível reduzir o desperdício de horas médicas da escala em 7,4%. O engajamento relacionado a protocolos clínicos se estabeleceu, e a equipe contava com 60% mais pediatras. No quinquênio que se seguiu, dificuldades colocaram à prova os valores desenvolvidos pela equipe, sendo a principal relacionada à pandemia do covid-19, com a redução abrupta do volume de atendimento. Como resposta houve redução de horas de escala em 45%, com garantia de honorários médicos mensais mínimo de 65% e desligamento de apenas 10% dos profissionais. Ao fim do quinquênio foram criados projetos de melhorias que hoje diferenciam a instituição, tais como: a) Supervia (2019) – protocolo para atendimento de casos menos urgentes que permite alta logo após a triagem, reduzindo o tempo de espera do paciente; b) Telemedicina (2020) – além das consultas de urgência, utilizada também na reavaliação de pacientes; c) Short stay (2021) – espaço destinado a internações de baixa complexidade com previsão de duração inferior a 48 horas, observada uma lista de vinte diagnósticos selecionados.

Palavras-chave: Organização e administração de serviços de saúde; Remuneração médica, Carga de trabalho; Pediatria; Pandemia de covid-19

 

Sharing the experience of medical management in the largest private pediatric emergency service in the country

 

ABSTRACT

The author reports his experience of eight years (2013-2021) in front of the medical management of the emergency room at Sabará Hospital Infantil, São Paulo SP, the largest private pediatric emergency service in the country. The manager, in this period, faced excessive demand for care with patient dissatisfaction, difficulties to manage teams unmotivated by a poor service and remuneration model. Actions were formulated in a five-year plan based on: a) integration through non-technical knowledge, teaching the professional how the market values it; b) predilection for group quality: symbolized by the achievement of Joint Commission International accreditation; c) competitive attractiveness: matching fees with the market and merit pay; and d) development of a new concept of medical productivity with the professional's commitment to operational efficiency. The actions led to an increase in the team's service speed between 15% and 25%, depending on the month. There was a jump in fees in the order of 15% to 100% depending on the range. It was possible to reduce the waste of medical hours on the scale by 7.4%. Engagement related to clinical protocols was established, and the team had 60% more pediatricians. In the five years that followed, difficulties put to the test the values developed by the team, the main one being related to the covid-19 pandemic, with the abrupt reduction in the volume of care. In response, there was a 45% reduction in hours of work, with a minimum monthly medical fee of 65% guaranteed and dismissal of only 10% of professionals. At the end of the five-year period, improvement projects were created that today differentiate the institution, such as: a) Supervia (2019) - protocol for the treatment of less urgent cases that allows discharge immediately after the screening, reducing the patient's waiting time; b) Telemedicine (2020) - in addition to emergency consultations, also used to reassess patients; c) Short stay (2021) - space destined to hospitalizations of low complexity with a prediction of less than 48 hours, observing a list of twenty selected diagnoses. 

Keywords: Organization and administration of health services; Medical fees; Workload; Pediatrics; Covid-19 pandemic


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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.23973/ras.83.295

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