Gestão de materiais hospitalares: uma proposta de melhoria de processos aplicada em hospital universitário

Luana Carolina Farias Ramos, Thais Spiegel, Daniel Bouzon Nagem Assad

Resumo


O desbalanceamento entre os recursos financeiros aplicados à saúde e o aumento da população colocam um grande desafio na perspectiva de gestão: encontrar novas medidas gerenciais para coordenar os recursos escassos de forma a otimizar sua eficiência. Neste contexto, este artigo aborda a gestão de materiais que, de forma geral, refere-se ao planejamento e controle do fluxo de materiais de forma eficiente com objetivo de assegurar disponibilidade de materiais, no momento e no local adequado, para prestação de serviço. Ponderar custos e disponibilidade, entretanto, não é simples no ambiente hospitalar, uma vez que muitas vezes não é possível prever a demanda de pacientes com exatidão ou suas necessidades. Assim, para garantir o atendimento aos pacientes, os estoques desempenham um papel muito importante e, neste artigo, as propostas são apresentadas com base na melhoria de processos voltados para o aumento da eficiência operacional e alinhamento ao planejamento estratégico de um hospital.


Texto completo:

HTML PDF

Referências


RAMOS, Luana Carolina Farias. 2017. Projeto de melhoria na Gestão de Material Hospitalar: o caso do HUPE. Projeto de Graduação. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

BALLONI, Antonio José et al. Por que GESITI?: Gestão de Sistemas e Tecnologias da Informação em Hospitais: panorama, tendências e perspectivas em saúde. Brasília, 2014.

SPIEGEL, T., CAULLIRAUX, H. M., TREISTMAN, F. E., GUIMARAES, G. E., VACCARO, G. L. R., AMORIM, L. G., PEDROSO, M. C., PEREIRA, M. A. C., GUIMARAES, R., CAMEIRA, R. F., LEIS, R. P., AZZAM, S. M (2016). Projeto e Gestão de Operações em Saúde. In: Cavenaghi, V., Oliveira, V. F., Másculo; F. S. (Org.). Tópicos Emergentes e Desafio Metodológicos em Engenharia de Produção: Casos, Experiências e Proposições. 1ed. Rio de Janeiro: ABEPRO: Associação Brasileira de Engenharia de Produção, 8(15-72).

SANTOS, Rafael Paim Cunha. Engenharia de Processos: análise do referencial teórico-conceitual, instrumentos, aplicações e casos. 2002. Tese de Doutorado.

CAULLIRAUX, H.; CAMEIRA, R. A consolidação da visão por processos na engenharia de produção e possíveis desdobramentos. XX ENEGEP, São Paulo, 2000.

SANTOS, Rafael Paim Cunha et al. Engenharia de processos de negócios: aplicações e metodologias. 2002.

MORENO, Valter; SANTOS, LHAD. Gestão do conhecimento e redesenho de processos de negócio: proposta de uma metodologia integrada. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 17, n. 1, p. 203-230, 2012.

HAMMER, M. Reengineering work: don’t automate, obliterate. Harvard Business Review, v. 68, n. 4, p. 104-112, 1990.

SOUZA, F. B.; RENTES, Antonio Freitas; FRANCISCO FILHO, Miguel. Proposta de um método de utilização da ferramenta Árvore da Realidade Atual da Teoria das Restrições no processo de diagnóstico estratégico de empresas. ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, v. 17, 1997.

WATSON, K. J.; BLACKSTONE, J. H.; GARDINER, S. C. The evolution of a management

philosophy: The theory of Constraints. Journal of Operations Management, v. 25, pp. 387–402, 2007.

BORBA, V.R.; LISBOA, T.C.; ULHÕA, W. M. M. – Gestão Administrativa e Financeira de Organizações de Saúde. São Paulo: Atlas, 2009.

COELHO, Francisco A. et al. A gestão de medicamentos e materiais médicos no resultado financeiro de um hospital público. 4th UNINDU, v. 4, 2012.

LOPES, L.A., DYNIEWICZ, A.M., KALINOWSKI, L.C. Gerenciamento de materiais e custos hospitalares em uti neonatal. Cogitare Enferm, v.15, n.2., p.278-85, 2010.

CORRÊA, Henrique L.; CORRÊA, Carlos A. Administração de Produção e Operações: Manufatura e Serviços: Uma Abordagem Estratégica. Editora Atlas SA, 2007.

PEINADO, Jurandir; GRAEML, Alexandre Reis. Administração da produção. Operações industriais e de serviços. Unicenp, 2007.

DIAS, Marco Aurélio P. Administração de materiais: uma abordagem logística. 5ª ed, São Paulo, Editora Atlas SA, 2010.

BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos: Logística Empresarial. Bookman Editora, 2006.

VECINA NETO G.; MALIK, ANA MARIA. Gestão em Saúde. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2011.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. Ed. são Paulo: Atlas, 2002.

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PEDRO ERNESTO. Disponível em: http://www.hupe.uerj.br/hupe/Institucional/IN_historico.php. Acesso em 03 de março de 2017.




DOI: http://dx.doi.org/10.23973/ras.70.83

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


_______________________________________________

Revista de Administração em Saúde
ISSN 2526-3528 (online)

Associação Brasileira de Medicina Preventiva e Administração em Saúde
Avenida Brigadeiro Luis Antonio, 278 - 7o andar
CEP 01318-901 - São Paulo-SP
Telefone: (11) 3188-4213 - E-mail: ras@apm.org.br